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Ampliação terá 3ª faixa e melhorias na infraestrutura

Modernização viária inclui novas marginais, ciclovias e passarelas para melhorar a mobilidade e segurança na região

17/03/2025 19h14 - Atualizado há 11 horas Publicado por: Redação
Ampliação terá 3ª faixa e melhorias na infraestrutura Além da terceira faixa, o projeto prevê a construção de uma marginal com 3,1 km Governo de SP

A concessionária Ecovias Noroeste Paulista dará início na próxima quinzena às obras de construção da terceira faixa na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos (SP). A ampliação, fiscalizada e supervisionada contratualmente pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), contará com 19,2 quilômetros de faixas adicionais, sendo 10 km no trecho norte (sentido capital-interior) e 9 km no sul (interior-capital). As obras ocorrerão entre o km 227+800, próximo ao trevo para Descalvado, e o km 242+500, na divisa com Ibaté.

A terceira faixa será implantada no canteiro central da rodovia, minimizando desapropriações nas laterais. Com previsão de conclusão para abril de 2027, o investimento na obra ultrapassa R$ 150 milhões e inclui infraestrutura como iluminação na marginal, drenagem, sinalização e pavimentação.

Além da terceira faixa, o projeto prevê a construção de uma marginal com 3,1 km – sendo 2,3 km na pista norte e 0,77 km na pista sul – conectando a Avenida Getúlio Vargas, no Jardim Novo Horizonte, até a Rua Teotônio Vilela, no Jardim Tangará. Também serão implantados 3,9 km de ciclovias/calçadas e duas novas passarelas nos quilômetros 231+100 e 236+200, complementando a infraestrutura já existente.

Uma nova Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) será construída no km 252, na região de Ibaté. O projeto ainda contempla o alargamento e a adequação de Obras de Arte Especiais (OAEs), como viadutos e pontes, melhorando a segurança e a fluidez do tráfego.

A ampliação da rodovia trará benefícios diretos à segurança e mobilidade, reduzindo o tempo de viagem e os riscos de acidentes, especialmente devido ao alto volume de veículos pesados na região. A nova marginal absorverá parte do trânsito urbano, desafogando a rodovia e melhorando o fluxo nos horários de pico. Além disso, a obra impulsionará a eficiência logística da região de São Carlos, facilitando o transporte de mercadorias e otimizando o deslocamento dos motoristas.

RIO PRETO

As obras de ampliação da Rodovia Washington Luís (SP-310) na região de São José do Rio Preto serão iniciadas na segunda quinzena de março pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista. O projeto, que será fiscalizado e supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), inclui a construção de terceira faixa, viadutos, marginais e iluminação em um trecho que vai de Cedral a Mirassol. O investimento previsto é de cerca de R$ 455 milhões, e a conclusão está programada para o segundo semestre de 2027.

Serão implantados 15,8 quilômetros de vias marginais em São José do Rio Preto (entre os kms 436 e 446), Cedral (km 425) e Mirassol (km 448). Além disso, a rodovia ganhará 26,3 quilômetros de terceira faixa nos dois sentidos, em trechos entre os kms 428 e 436 e do km 444 ao km 452.

Uma das principais mudanças será a reformulação do trevo que liga a Washington Luís à Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com novas alças de acesso e viadutos para melhorar o fluxo de veículos. Os acessos a São José do Rio Preto também serão modernizados.

O projeto também prevê a construção de 11 viadutos para melhorar a mobilidade e segurança na rodovia. Entre eles, um será no entroncamento com a BR-153, enquanto outros serão distribuídos em pontos estratégicos, como os quilômetros 437, 439, 440 e 442.

A terceira faixa será construída, em sua maior parte, no canteiro central, evitando desapropriações laterais. Também estão previstas obras de recuperação do pavimento ao longo de todo o trecho concedido.

Impacto na mobilidade e segurança

Com a ampliação da rodovia, a expectativa é de que o tráfego fique mais organizado, separando o fluxo de veículos de longa distância do tráfego local. A melhoria na infraestrutura também deve aumentar a segurança e reduzir o risco de acidentes, além de impulsionar a economia regional com a geração de empregos diretos e indiretos.

Além das obras na região de Rio Preto, outros dois projetos estão previstos para este ano. Em São Carlos, será iniciada em março a construção da terceira faixa na SP-310, entre os quilômetros 227+800 e 242+500. Já na Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), entre Taquaritinga e Borborema, a duplicação da pista será feita em duas etapas, entre 2025 e 2040. (Agência SP)

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