A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Saúde e Educação, demonstra liderança na promoção de cuidados de saúde de alta qualidade ao estabelecer uma parceria com o “Programa Angels”. Coordenada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e apoiada pela World Stroke Organization, a iniciativa atua em duas frentes: capacitação de serviços de saúde para atendimento a pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral) e educação das crianças sobre os sintomas da doença, por meio do projeto “Fast Heróis”.
Com a implementação destas ações, São Carlos se torna a quarta “Cidade Angels” do estado de São Paulo, após Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e Ituverava. O título reconhece municípios capacitados a oferecer atendimento integral e eficiente a pacientes de AVC, incluindo: um hospital de referência certificado pela Iniciativa Angels; protocolos de acompanhamento de pacientes na fase aguda e na reabilitação; treinamento das UPAs, UBS e SAMU para encaminhamento adequado e implementação do Fast Heróis na grade curricular do ensino municipal.
A cerimônia de certificação será realizada nesta segunda-feira, 20 de outubro, às 14h, no Auditório Alois Partel da Santa Casa de São Carlos. O evento contará com a presença de autoridades locais, profissionais de saúde e representantes da Boehringer Ingelheim.
A diretora médica da Boehringer Ingelheim no Brasil, Dra. Thais Melo, expressou seu entusiasmo com esta parceria, destacando o compromisso da cidade em melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. “É um orgulho ver mais um município brasileiro certificado como ‘Cidade Angels’. Isso significa que a população tem acesso a um atendimento estruturado, do pré ao pós-hospitalar, seguindo um padrão ouro de qualidade. O AVC é a principal causa de incapacidade e uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Parcerias como essa são fundamentais para mudarmos essa realidade e garantirmos um futuro com mais saúde para todos”, afirma a executiva.
Fast Heróis
O programa “Fast Heróis” se destaca por sua abordagem inovadora, visando capacitar e promover o pronto atendimento aos pacientes desde o início, por meio da educação das crianças. A partir de 2026, o treinamento será incorporado ao currículo escolar, abrangendo todos os alunos da 3ª série do ensino fundamental, que serão ensinados de maneira lúdica a identificar os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e como acionar o SAMU para que os possíveis pacientes sejam encaminhados para tratamento adequado.
O treinamento enfatiza a importância de prestar socorro de forma rápida, reduzindo as possíveis sequelas e mortes decorrentes de um AVC. Essa abordagem é especialmente relevante, considerando a conexão única entre as crianças e seus avós, uma vez que a prevalência é significativamente maior em pessoas com mais de 55 anos de idade. Mais de 420 crianças de escolas municipais de São Carlos já foram treinadas em 2025.
Santa Casa é premiada
A certificação “Angels” é atribuída a hospitais que atingem altos padrões de qualidade e desempenho clínico no atendimento ao AVC agudo, com base em indicadores pré-estabelecidos e monitorados continuamente por instituições internacionais.
A conquista representa um avanço significativo para a saúde da cidade e região, segundo o provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valério Morillas Junior. “A Santa Casa tem orgulho de coordenar, em parceria com o SAMU, a Prefeitura e toda a comunidade, um trabalho que salva vidas diariamente. Cada dia mais, a causa do AVC se torna urgente. Nós, que tínhamos uma média de um caso por dia, observamos, neste último trimestre, um aumento para 1,2 casos diários, o que mostra que mais pessoas têm sido acometidas por essa doença tão grave em nossa região. Em paralelo a esse crescimento, nosso empenho tem sido à altura, com resultados expressivos, como o aumento progressivo da taxa de trombólise, reafirmando o compromisso da Santa Casa com a excelência no atendimento e com a saúde da população”.
O hospital recebeu, no último trimestre de 2025, o status Diamond da iniciativa Angels Awards, um dos requisitos para que uma cidade seja certificada como “Cidade Angels”. Esse reconhecimento reflete o compromisso da instituição em aprimorar continuamente o atendimento ao AVC, garantindo um suporte ágil e eficaz aos pacientes.
Para o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, a certificação como Cidade Angels representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, técnico e comprometido, que envolve a Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa, o SAMU, as unidades de urgência e atenção básica, e também a Secretaria de Educação, que tem um papel fundamental na prevenção por meio da formação das nossas crianças. “Em São Carlos, trabalhamos com a convicção de que saúde é planejamento, é capacitação e é integração”.
“É com muito orgulho que São Carlos se torna uma Cidade Angels, um reconhecimento internacional que reforça a excelência do nosso sistema de saúde e o compromisso da nossa gestão com o cuidado integral das pessoas. Essa conquista mostra que quando o poder público trabalha de forma planejada, com parcerias sólidas e base científica, os resultados aparecem e transformam vidas”, ressalta o prefeito Netto Donato.
A premiação ressalta o empenho dos profissionais de saúde locais e reforça a importância do monitoramento de indicadores para impulsionar avanços na qualidade do tratamento. Com esse feito, a Santa Casa de São Carlos se consolida como uma referência no cuidado com o AVC na região.
