7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ano passado foi o mais seco desde 2006, segundo dados da Defesa Civil

Ano passado foi o mais seco desde 2006, segundo dados da Defesa Civil

17/01/2015 05h07 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ano passado foi o mais seco desde 2006, segundo dados da Defesa Civil

Dados da Defesa Civil de São Carlos mostram que o ano de 2014 foi o mais seco desde 2006. Ao todo, choveu 1.219 milímetros, quando a média do período é de 1471,91 milímetros. O ano passado também foi o único em que, durante dois meses seguidos (maio e junho), o índice de chuva foi zero. O dia mais quente foi 19 de outubro, quando a temperatura chegou a 37.9º, às 16h. 

EL NIÑO: Entre 2006 e 2014, o ano em que foi registrada maior precipitação foi 2009.Segundo o Diretor Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Pedro Caballero, 2009 foi ano em que houve o fenômeno El Niño: “E neste ano de 2015, se prenuncia um novo El Niño, e mais para o final de ano o índice de chuva deve se elevar”, afirma.

Segundo o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o El Niño representa o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. A palavra El Niño é derivada do espanhol, e refere-se a presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru na época de Natal. Os pescadores do Peru e Equador chamaram a esta presença de águas mais quentes de Corriente de El Niño em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus. 

O INPE afirma que, na atualidade, as anomalias do sistema climático que são mundialmente conhecidas como El Niño e La Niña representam uma alteração do sistema oceano-atmosfera no Oceano Pacífico tropical, e que tem conseqüências no tempo e no clima em todo o planeta. Nesta definição, considera-se não somente a presença das águas quentes da Corriente El Niño mas também as mudanças na atmosfera próxima à superfície do oceano, com o enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) na região equatorial. 

Com esse aquecimento do oceano e com o enfraquecimento dos ventos, começam a ser observadas mudanças da circulação da atmosfera nos níveis baixos e altos, determinando mudanças nos padrões de transporte de umidade, e, portanto, variações na distribuição das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas. Em algumas regiões do globo também são observados aumento ou queda de temperatura.

2014: Segundo análises separadas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e da Nasa, apresentadas ontem, ano de 2014 foi o mais quente do planeta desde o início dos registros em 1880. Além disso, os 10 anos mais quentes registrados, com exceção de 1998, ocorreram desde 2000. Essa tendência continua com o aquecimento de longo prazo do planeta, de acordo com medidas de temperatura da superfície da Terra feitas pelos cientistas da NASA. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x