APÓS RESULTADOS DE PESQUISAS, IFSC/USP INICIA TRATAMENTOS DE ÚLCERAS VENOSAS

Após os pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) terem realizado alguns estudos de caso, está sendo iniciado um novo processo de tratamento para os pacientes que são portadores de úlceras venosas ou varicosas.
Esse tipo de úlcera é caracterizada por feridas na região das pernas e dos tornozelos, o que acaba acontecendo devido à dificuldade do sangue em retornar das penas para o coração.
Essa condição pode também ser chamada de “Insuficiência Venosa Crônica” e muitos fatores podem influenciar seu surgimento, tais como: varizes, obesidade, trombose venosa profunda e falha da bomba muscular da panturrilha.
Além disso, podem ser presentes alterações de pele antes do início das úlceras venosas e uma coloração mais escura nas regiões onde elas surgem, embora, geralmente, não causem sensação de dor no local. Muitas das vezes, quando há dor, o caso já evoluiu para inflamação, com vermelhidão e mau cheiro.
Essas úlceras podem demorar para cicatrizarem e aumentar de profundidade se não tratadas.
Os pesquisadores do IFSC/USP desenvolveram este tratamento, que oferece um opção para vários processos cirúrgicos que já existem atualmente, com o qual é utilizada uma luz laser incidente sobre a lesão, durante algumas sessões.