21 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Atividade de extensão visa sensibilizar profissionais da educação

Atividade de extensão visa sensibilizar profissionais da educação

06/10/2012 15h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Atividade de extensão visa sensibilizar profissionais da educação

Realizada desde 2007, a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) “Letramentos Múltiplos” começou suas atividades deste semestre: “A Aciepe é uma disciplina diferenciada, e essa que eu coordeno é voltada para os letramentos”, diz Maria Sílvia Cintra Martins, coordenadora da Aciepe e professora do Departamento de Letra da UFSCar, que explica: “A questão do letramento é algo bastante presente na área de pesquisas em lingüística. A forma mais comum de letramento vem da área da educação, associada muito à alfabetização. Mas quando falamos de lingüista aplicada, letramento tem a ver com a escrita de um modo geral. Na verdade acaba tendo a ver com a linguagem de um modo geral. Tem a ver também com filmes, inclusive”, diz.

Podem participar das atividades alunos de graduação, pós-graduação, gestores e professores do Ensino Fundamental, e pessoas interessadas: “A cada semestre o  público diferenciado. E a Aciepe é diferenciada tanto por ser de extensão quanto por não ter uma ementa pronta, ela depende dos participantes. Em uma delas participaram uma coordenadora pedagógica junto com várias professoras. A daquele semestre foi muito dirigida aos professores”, explica Martins, que completa: “A Aciepe é como se fosse um grande guarda-chuva que abriga vários projetos. Dentro da atividade de letramentos múltiplos tem uma atividade à distância, coordenada por uma pesquisadora de pós-doutorado, que é leitura de textos de filosofia em alemão. Uma outra aluna ofereceu um curso de tradução literária. Já tivemos a montagem de uma biblioteca dentro de uma escola. Também já desenvolvemos atividades na rodoviária, e em uma cooperativa, onde foi realizada atividade de confecção de livro com uma artista plástica”, explica Martins. 

E a novidade deste semestre é a possibilidade de participar da Acipe à distância: “Grande parte das atividades estão sendo oferecidas à distância. Agora já temos alternativa: ou presencial ou à distância. E essa alternativa veio da percepção de que era difícil atingir os professores com atividades presenciais, por causa do horário, e à distância nós atingimos inclusive pessoas de fora da cidade”, diz a coordenadora do projeto.

Embora as inscrições para as atividades deste semestre já estejam encerradas, a professora diz: “É bom lembrar as pessoas interessadas que fiquem atentas, pois deverá haver uma nova divulgação da Aciepe à distância no início de novembro”.

Os participantes recebem certificado de acordo com a quantidade de horas de atividades que realizaram durante um semestre, que é o tempo de duração da Aciepe.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marcela Fernanda Martinatti Lima
Marcela Fernanda Martinatti Lima
11 anos atrás

Que bom gostei muito de saber mais sobre os cursos da (Aciepe).E gostaria de fazer o próximo a distância.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x