Atividades buscam prevenir violência no mundo digital
De 20 a 23 de novembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Abuso contra Criança e Adolescente, lembrado no dia 19 de novembro, o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da UFSCar, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Senac São Carlos, promove o evento “Educação e Cultura de Paz para os Direitos Humanos”. O objetivo é fazer com que as pessoas saibam aceitar e lidar com as diferenças, com o respaldo das dimensões éticas e solidárias.
Na programação, no dia 20, das 14 às 17 horas, está prevista a oficina “O direito de brincar”, com coordenação de Cristiane Regina Reimer e Larissa Peres Rodrigues Milanetto, pedagogas e docentes do Senac. No dia 21, das 19h30 às 21h30, ocorre a palestra “Direitos Humanos – posições do conselho de psicologia”, ministrada por Lúcio Costa, psicólogo, mestrando em Educação, membro fundador do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas), membro/coordenador da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos e membro da Comissão de Direitos Humanos do CRP. Dia 22, das 19h30 às 21h30, Célia Maria Lopes Silva fala sobre “Educação e Cultura de Paz”. Ela é psicóloga organizacional, pós-graduada em Administração de RH pela FAAP e especialista em biopsicologia, psicologia transpessoal, jogos vivenciais e cooperativos.
Encerrando a programação, no dia 23, às 9h30 ocorre a palestra “A Prevenção da Violência no Mundo Digital”, ministrada por Lúcia Williams, professora do Departamento de Psicologia da UFSCar. Às 14 horas, a equipe do Laprev oferecerá uma oficina com o tema “Criança Segura no Meio Digital”.
Segundo os organizadores, as atividades acompanham uma tendência notada nos últimos anos, de uma série de iniciativas em prol da paz nas relações educacionais e no mundo. São propostas e ações estruturadas que se consolidam baseadas no respeito, na dignidade e no atendimento das necessidades básicas das pessoas. Detalhes da programação e o link para inscrição em cada uma das atividades, que são gratuitas, podem ser conferidos na página de São Carlos do Senac na Internet, em www.sp.senac.br.