6 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Aula inaugural de psiquiatria atinge metas

Aula inaugural de psiquiatria atinge metas

24/09/2014 17h50 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Aula inaugural de psiquiatria atinge metas

No último sábado, 20, a Unicep realizou aula inaugural do Curso de Especialização Multiprofissional em Psiquiatria, com Ênfase em Dependência Química, sob o tema “Etnografia e reflexão antropológica na área da saúde mental”, com o Prof. Dr. Michelangelo Giampaoli. 

O Prof. Dr. Michelangelo Giampaoli é Mestre em Conservação do Patrimônio Cultural – Università degli Studi di Perugia (2004), Mestre em Ciências Antropológicas – Università degli Studi di Perugia (2006) e tem Doutorado Internacional em Etnologia-Antropologia – Università degli Studi di Perugia e Université de Paris Ouest – Nanterre La Defense (2010). Atualmente é pós doutorando no Dipartimento Uomo & Territorio da Università degli Studi di Perugia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da saúde.

De acordo com Michelangelo: “A aula foi uma tentativa de mostrar as possibilidades que a Antropologia, que é minha disciplina e minha área de atuação, tem dentro um trabalho sobre saúde. Apresentar como a contribuição do antropólogo, que muitas vezes pode ficar muito mais acadêmica que social, pode ser na teoria e na prática também. Então, o que estou fazendo hoje, junto com os colegas daqui da UNICEP, é justamente refletir sobre um jeito diferente de olhar para a saúde, que não seja só uma saúde vinculada aos postos de saúde e hospitais, mas que seja algo de amplo sentido, envolvendo a religiosidade popular, as redes convencionais e não convencionais, também.”, explicou o docente.  

Segundo Prof.ª Ana Carolina Acorinte, coordenadora do curso, a aula inaugural marca um grande momento na história da Unicep e para a cidade de São Carlos. O tema dependência química é hoje um dos mais estudados nas diversas áreas de conhecimento, motivo, essencial, para a implantação do curso. “10% da população tem problemas com dependência química. Abordaremos, durante todo o nosso estudo, diversos temas atuais, com intuito de formar profissionais para trabalharem nos novos equipamentos de saúde mental de álcool e drogas, que serão implantados nos municípios. Como primeiro tema, o antropólogo Italiano, Michelangelo Giampaoli, trouxe suas contribuições acerca da etnografia como instrumento na saúde como um todo, na saúde mental e também suas vivências sobre o sistema de saúde mental na Itália, já que esse país foi o precursor da reforma psiquiátrica brasileira.”, concluiu Carolina. 

Para a diretora de Pós-graduação, Prof.ª Dr.ª Lucia Helena de Aguiar Vieira, a aula inaugural foi realizada com intuito de concretizar um dos projetos da Pós-graduação, que consiste em disponibilizar módulos dos cursos, para que os interessados possam conhecer. E a fim de vivenciar o que é ser pós-graduando e de se despertar a importância da necessidade de uma pós-graduação, para ampliação da formação profissional e capacitação para o mercado de trabalho em constante aumento da demanda por profissionais qualificados.

“A aula inaugural com o Prof. Michelangelo foi sem dúvida enriquecedora, trouxe grandes contribuições para a reflexão sobre a questão da Saúde Mental e Dependência Química e abre uma perspectiva de intercâmbio e troca de experiências para propor e trabalhar por reformas nos sistemas de saúde, visando uma melhor qualidade de vida aos pacientes dependentes, entre outras ações diferenciadas”, afirmou Lucia e completou: “A expectativa desde a proposição do curso foi de sucesso e de grande interesse por profissionais de várias áreas. Lançamos um curso, que certamente formará excelentes profissionais, tendo em vista a grande demanda por especialistas na área.”.

Para consultar os módulos dos cursos de Pós-graduação abertos como cursos de extensão acesse: www.unicep.edu.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x