Barba busca apoio para Mundial de Balonismo
Acompanharam o prefeito no encontro, o brigadeiro Edgard Oliveira, representante do Instituto Arruda Botelho, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Balonismo e presidente da Comissão de Aerodesporto Brasileiro, Leonel Brites e o assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de São Carlos, Emiliano Azevedo.
“Apresentei ao brigadeiro Saito o trabalho que a Prefeitura de São Carlos e a Confederação Brasileira de Balonismo tem feito para trazer o Campeonato Mundial de Balonismo de 2014”, explicou o prefeito Oswaldo Barba. Atualmente, São Carlos concorre com outras duas cidades, Birstonas, na Lituânia e Melbourne, Austrália.
Segundo o prefeito Oswaldo Barba, a Lituânia tem uma vantagem na disputa pela localização. “A maioria dos cerca de 100 balonistas que competem no mundial é da Europa, portanto se o campeonato for na Lituânia a logística de transporte é mais fácil”, detalhou. “Por isso, estamos solicitando o apoio da Força Aérea Brasileira, que pode nos auxiliar na logística com os equipamentos”, disse.
Ao prefeito, o brigadeiro Saito manifestou a possibilidade de apoio e disse que irá estudar uma forma de viabilizar a participação da Força Aérea. “O brigadeiro aprovou a iniciativa de São Carlos, disse que uma competição como essa somente irá promover o nome do Brasil pelo mundo. Ele falou também que irá fazer o possível para nos atender”, relatou Barba. “Se em março do ano que vem apresentarmos essa alternativa de transporte, sobretudo para os balonistas europeus, teremos uma grande vantagem sobre a Lituânia”, enfatizou. Nos Jogos Mundiais Militares, ocorridos no Rio de Janeiro em julho, a FAB também apoiou na logística.
Convite
O prefeito Oswaldo Barba também foi o portador de um convite para o Tenente Brigadeiro Saito feito pelo professor de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo, Fernando Catalano. Em novembro, o curso de Engenharia Aeronáutica da USP – São Carlos comemora 10 anos. “O brigadeiro Saito disse que irá se empenhar para participar das comemorações e fez questão de registrar que São Carlos se consolida, cada vez mais, como o segundo pólo aeronáutico do país. Ele chamou a atenção para a qualidade dos profissionais formados pela USP”, comentou o prefeito. Barba aproveitou ainda a oportunidade para relatar ao Comandante da Aeronáutica o esforço que a Prefeitura de São Carlos está fazendo para tornar o aeroporto Mário Pereira Lopes internacional.{jcomments on}