Barba prestigia festa do Jubileu de Ouro da Apae
O prefeito Oswaldo Barba prestigiou na noite da sexta-feira (25), a festa em comemoração ao Jubileu de Ouro (50 anos) de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Carlos.
Acompanharam o prefeito na cerimônia a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, e o diretor da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Buffa, que representou a secretária Tânia Castilho.
A festa contou com a presença da diretoria da Apae, a presidente Odalete Natalina Martins Piva, a presidente de honra, Mildred Batiston Passeri, o diretor administrativo, Antonio Carlos Matos, além do deputado estadual Roberto Massafera, o assessor Marco Ribeiro, representando o deputado federal Newton Lima, e os vereadores Robertinho Mori, Laíde das Graças Simões e Marquinho Amaral.
Os alunos, acompanhados pelos professores, fizeram apresentações musicais, de capoeira, ginástica artística, frevo, sapateado, do coral e da banda marcial, regida pelo maestro Robertinho Mori.
A Apae de São Carlos foi fundada em 26 de maio de 1962, quando um grupo de pessoas se reuniu, na sede da Piscina Municipal, com o objetivo de criar uma escola onde crianças excepcionais pudessem ser atendidas e receber amparo segundo o seu grau de limitação.
Atualmente a instituição conta com uma infraestrutura ampla que engloba diversos serviços voltados à pessoa com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências). Atende 550 alunos de ambos os sexos, sem limite de idade, sendo 150 em regime integral.
De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, a Apae presta um serviço de grande relevância para a comunidade de São Carlos, atendendo as pessoas deficientes com muito carinho e atenção.
Para Barba, a parceria entre Prefeitura e Apae proporciona um atendimento de qualidade às pessoas com deficiênciaem São Carlos. Eledisse que, desde o início da sua administração, a entidade recebeu da Prefeitura mais de R$ 4 milhões, repasses feitos por meio da secretarias municipais de Educação, Cidadania e Assistência Social, Saúde e Trabalho, Emprego e Renda.
A Prefeitura fornece ainda semanalmente, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, cerca de 450 quilos de produtos hortifrutigranjeiros, além de fazer o transporte de 20 alunos que moram na zona rural.
Encantado com a apresentação da Banda Marcial da Apae, o prefeito Oswaldo Barba informou que, por solicitação do vereador e maestro Robertinho Mori, vai programar uma apresentação da banda na Praça do Mercado Municipal.
“Quero aqui parabenizar toda a diretoria da Apae, nas pessoas da presidente e da presidente de honra, respectivamente Odalete Piva e Mildred Batiston Passeri, pelo trabalho maravilhoso desenvolvido na instituição. A Prefeitura sente-se honrada e vai continuar essa parceria que visa sempre o bom atendimento às pessoas com deficiência”, finalizou Barba.