27 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Bebê de nove meses é picada por escorpião em creche

Bebê de nove meses é picada por escorpião em creche

Acidente é ponta do iceberg que revela caos na Educação; falta de professores, problemas no transporte e outros atormentam pais e mães

01/03/2023 22h00 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Bebê de nove meses é picada por escorpião em creche André Praxedes/ Agência Brasil

Uma bebê de apenas nove meses foi picada por um escorpião na Creche Edith Benini, no Jardim Cruzado, em Ibaté na tarde de anteontem, 28 de fevereiro, e está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. O estado de saúde dela não foi divulgado pelo hospital.

Segundo informações, no momento do acidente as crianças estavam sendo cuidadas por uma maternalista ou estagiária e uma faxineira, pois a sala de aula estaria sem professor. A escola está carente de professores durante o período da tarde. Também recebemos informações que após o acidente houve uma corrida para se promover limpeza no local e passar uma imagem de que tudo estaria perfeito.

E não é a primeira vez que a vida das crianças foi colocada em risco na rede municipal de ensino de Ibaté. Há pouco tempo funcionários da Prefeitura Municipal mataram uma cobra dentro da Creche Ruth Zavaglia Gomes, no Jardim Nossa Senhora Aparecida.

O problema não é o único na Educação do município. Existem problemas ligados ao transporte de estudantes. A licitação para escolha da empresa que faz o transporte dos estudantes está sob suspeita de fraude e na qual os ônibus apresentados pela empresa vencedora do certame não tinham condições de transportar crianças num primeiro momento. Por pelo menos uma semana as crianças foram transportadas em veículos sem segurança para tanto.

VÁRIOS PROBLEMAS

Novas denúncias estão surgindo. Mães e leitores denunciaram que existe falta de professores na EMEF Escola Vera Helena Trinta Pulcinelli, no Jardim Icaraí. De acordo com os depoimentos, as mães levam as crianças na escola ao meio dia e têm que trazer os filhos de volta, pois não existem professores para dar as aulas, o que causa transtorno na vida de várias famílias.

Além disso, diante da falta de professores, um professor está sendo obrigado a juntar duas classes em apenas uma, o que não é permitido pela legislação. Estão também faltando os coordenadores que teriam que também estar nas aulas. Além disso, existe professor-coordenador que não poderia estar ocupando tal cargo, pois não teria o curso de Pedagogia, o que seria obrigatório.

NEPOTISMO CRUZADO

Para piorar a situação, empresas que prestam serviços à educação estariam empregando pessoas com laços familiares em cargos de confiança no setor educacional.

OUTRO LADO

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Ibaté não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem do Primeira Página. Não explicou há quanto tempo não havia dedetização na Creche onde a criança foi atacada pelo escorpião e muito menos se a dedetização foi realizada em outras escolas. Também não explicou a falta de professores nas escolas e creches ibateenses.

À imprensa regional, o chefe de gabinete, Paulo Melo, atribuiu o acidente com a bebê a “uma fatalidade”. Ele afirmou que em 20 anos nunca havia ocorrido um fato como este e informou que a Prefeitura estaria dando toda a assistência à família da bebê. Também disse que após o ocorrido foi providenciada uma dedetização urgente do local para evitar novos acidentes.

ESCORPIÕES

Parentes das aranhas e dos carrapatos, os escorpiões são animais peçonhentos cuja picada pode causar sérios problemas à saúde. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2021, foram registrados mais de 154 mil acidentes por picada de escorpião no Brasil. A pasta alerta que não há evidências científicas de que tratamentos caseiros funcionem e diz que, em caso de picada, o paciente deve procurar atendimento médico imediato. Algumas espécies de escorpião já estão fortemente adaptadas ao ambiente urbano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x