22 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Bento XVI dá posse a Vanderlei Bagnato

Bento XVI dá posse a Vanderlei Bagnato

17/11/2012 19h30 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Bento XVI dá posse a Vanderlei Bagnato

O pesquisador da USP e professor do Instituto de Física da USP de São Carlos, dr. Vanderlei Salvador Bagnato tomou posse, no último dia 8, pelas mãos do Papa Bento XVI como membro do seleto quadro de membros da Academia de Ciências do Vaticano. Dentre os inúmeros títulos que Bagnato possui, este tem um importância única por ser o segundo cientista brasileiro, trabalhando em território nacional, a integrar a Academia de Ciências em Roma, no Vaticano, e em especial por ser um cidadão de São Carlos e brasileiro. A notícia tomou as páginas dos principais jornais do país, e dos noticiários internacionais.

 

e uma benção especial dirigida diretamente ao professor. Bagnato, que também é o coordenador do Centro de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, contou emocionado em seu retorno, os e momentos que passou no Vaticano e a audiência especial com Papa. Ao segurar sua mão em um gesto de apreciação, o Papa Bento XVI proferiu a Bagnato palavras animadoras sobre o valor da ciência e sua importância para a Igreja. Lembrou também a importância do Brasil no panorama social da América Latina. Em entrevista à Radio do Vaticano, Bagnato lembrou a necessidade de usarmos a ciência com integração dos povos. “Foi a ciência quem reaproximou o povo judeu dos alemães, e tem sido a ciência o maior fator de integração mundial”.

Assim anualmente, os membros da Academia de Ciências do Vaticano tem por costume reunirem-se para discutirem assuntos relevantes ao avanço da ciência e ao avanço da humanidade. Este ano o tema foi “Complexidade em ciências” e Bagnato promete escrever algo neste tema oportunamente. 

A história da Academia criada em Roma em 1603 está descrita abaixo, onde diversos Prêmios Nobel fazem parte do seleto grupo, que tem em sua totalidade 80 pesquisadores de diversas partes do mundo, e agora faz parte o representante são-carlense.

Em recente declaração a imprensa antes da posse, Bagnato afirmou: “Eu acho que eles estão realmente preocupados em ter pessoas que discutam a ciência e como ela vai ajudar o homem”. Em uma de suas declarações sobre a posse no Vaticano, Bagnato diz ser indescritível a emoção e a espiritualidade presente ao estar com o Santo Papa Bento XVI. Tambem sentiu emoção especial ao ser chamado pelo Santo Padre de “Excelencia”…

A equipe de pesquisadores, coordenada pelo pesquisador convidado pela Academia de Ciência do Vaticano, vem desenvolvendo há anos importantes pesquisas, dentro da física atômica e dos aplicativos da óptica nas ciências da vida. Além disto, atua em outras em área diversas, inclusive nas área de inovação tecnológica, onde Bagnato é o atual coordenador da Agência USP de Inovação.

 

Saiba mais sobre a Academia Pontifícia das Ciências

A Academia Pontifícia das Ciências foi fundada em Roma em 1603 com o nome de Academia dos Linces (Galileu Galilei foi membro), por Federico Cesi, Juan Heck, Francisco Stelluti y Anastasio De Filiis, e está composta por oitenta “acadêmicos pontifícios” nomeados pelo Papa a partir da proposta do Corpo Acadêmico, sem discriminação de nenhum tipo.  Anos após sua criação, a academia passou a se chamar de “Academia Pontificia dos novos Lincei”, e em 28 outubro de 1936, o Sumo Pontífice Pio XI aprovou os novos estatutos, dando o nome atual. Em 1 de abril de 1976, o Papa Paulo VI aprovou os estatutos atuais.A Academia se encontra sob a dependência do Santo Padre. Seu presidente, eleito por quatro anos, é desde 1993 Nicola Cabibbo, professor de Física na Universidade La Sapienza de Roma, e ex-presidente do Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear. A Academia Pontifícia das Ciências tem como fim honrar a ciência pura onde quer que se encontre, assegurar sua liberdade e favorecer a pesquisa, que constitui a base indispensável para o progresso das ciências.O corpo acadêmico é formado por nomeação pontifícia, elegidos dentre os mais notáveis cientistas do mundo, os acadêmicos perdurante munere por motivos de trabalho, e os acadêmicos honorários, são assim denominados, em razão dos méritos alcançados.

É a única academia de ciências com caráter internacional no mundo. A sede principal se encontra na Casina de Pio IV, dentro dos Jardins Vaticanos.

Muitos não sabem, mas há vários prêmios Nobel que estão nas Academias de Ciências do Vaticano. Veja lista: 

1. ARBER Werner (Nobel in Physiology or Medicine, 1978)

2. BALTIMORE David (Nobel in Physiology or Medicine, 1975)

3. BECKER Gary S. (Nobel Prize in Economics, 1992)

4. BLOBEL Günter (Nobel Prize in Physiology or Medicine, 1999)

5. CIECHANOVER Aaron J.(Nobel in Chemistry, 2004)

6. COHEN TANNOUDJI Claude (Nobel in Physics, 1997)

7. CRUTZEN Paul J. (Nobel in Chemistry, 1995)

8. De DUVE Christian (Nobel in Physiology or Medicine, 1974)

9. EIGEN Manfred (Nobel in Chemistry, 1967)

10. HÄNSCH Theodor (Nobel in Physics, 2005)

11. KHORANA Har Gobind (Nobel in Physiology or Medicine, 1968)

12. Von KLITZING Klaus (Nobel in Physics, 1985)

13. LEVI MONTALCINI Rita (Nobel in Physiology or Medicine, 1986)

14. MOLINA Mario J. (Nobel in Chemistry, 1995)

15. MÖSSBAUER Rudolf L. (Nobel in Physics, 1961)

16. MURRAY Joseph E. (Nobel in Physiology or Medicine, 1990)

17. NIRENBERG Marshall W. (Nobel in Physiology or Medicine, 1968)

18. NOYORI Ryoji (Nobel in Chemistry, 2001)

19. PHILLIPS William D.(Nobel in Physics, 1997)

20. POLANYI John C. (Nobel in Chemistry, 1986)

21. RUBBIA Carlo (Nobel in Physics, 1984)

22. TOWNES Charles H.(Nobel in Physics, 1964)

23. YANG Chen Ning (Nobel in Physics, 1957)

24. ZEWAIL Ahmed H. (Nobel in Chemistry, 1999)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Giatti
Giatti
12 anos atrás

parabens

PSY
PSY
12 anos atrás

Grande honra a todo meio acadêmico brasileiro e especialmente ao IFSC. Parabens Vanderlei pelo maravilhoso reconhecimento ao seu trabalho e dos seus colaboradores e companheiros nesta jornada de décadas de pesquisas e realizações dentro da USP de S.Carlos.

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x