16 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Blocos já podem se inscrever para Carnaval de Rua

Blocos já podem se inscrever para Carnaval de Rua

Neste ano, a folia deve começar no dia 19 de fevereiro e seguir até o dia 23, a quarta-feira de cinzas

14/01/2023 21h23 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Blocos já podem se inscrever para Carnaval de Rua Divulgação/Site Serra do Itaqueri

A Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Itirapina está com inscrições abertas para os blocos que desejam participar do carnaval de rua 2023. Os interessados devem fazer suas inscrições de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da secretaria localizada na Avenida 9, número 395, centro, para preencher uma ficha com os dados principais do bloco.

O objetivo é ampliar e otimizar o diálogo da Prefeitura com os representantes de carnaval de rua da sociedade civil, fortalecendo o caráter democrático da maior festa popular do Brasil

Em 2023, a terça e a quarta-feira de Carnaval ocorrerão nos dias 20 e 21 de fevereiro. Apesar do Carnaval ser ponto facultativo no calendário de feriados nacionais, ou seja, não é uma parada obrigatória, muitas empresas são adeptas da folga prolongada.

Os dias de Carnaval mudam anualmente porque são calculados com base na data da Páscoa. Neste ano, a Páscoa será no dia 9 de abril. Sete dias antes é celebrado o Domingo de Ramos que, em 2023, cairá no dia 2 de abril. O Domingo de Ramos, que encerra a Quaresma e dá início a Semana Santa, acontece 40 dias antes da terça-feira de Carnaval.

Ou seja, contando a partir da quarta-feira de cinzas, são 47 dias até a Páscoa. O Carnaval historicamente é emendado com o final de semana anterior, garantindo, então, quatro ou cinco dias de festa. Neste ano, a folia deve começar no dia 19 de fevereiro e seguir até o dia 23, a quarta-feira de cinzas.

O Brasil é chamado de “país do carnaval”, e nossa festa é conhecida mundialmente como um dos eventos mais populares do mundo e de grande representação cultural.

A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial, no século XVII, devido às influências lusitanas dos colonizadores.  Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o Entrudo, uma festa de origem portuguesa em que famílias nobres jogavam água, às vezes com perfume, umas nas outras.

A festa era tão popular que até Dom Pedro II, o imperador do Brasil na época, se divertia jogando água nos nobres.

As pessoas escravizadas, por sua vez, quando eram autorizados, iam para as ruas, onde travavam pequenas disputas que eram conhecidas como “Jogo do Entrudo”, em que jogavam uns nos outros água com barro.

Somente em 1822, após a Independência do Brasil, que o carnaval se desfez das influências europeias, ganhando novos ritmos regionais e africanos. Surgiram então os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba.

Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira, bem como marchinhas, sambas e outros gêneros musicais.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x