28 de Novembro de 2023

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Câmara Municipal homenageia Ulysses Guimarães

Câmara Municipal homenageia Ulysses Guimarães

Uma semana de debates e homenagens deve ser realizada em Itaqueri da Serra a partir de 2024 para destacar o saudoso político

29/10/2023 08h06 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Câmara Municipal homenageia Ulysses Guimarães Divulgação

Graças à iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Itirapina, vereador Luciano Juruna (União Brasil), o ex-deputado federal Ulysses Guimarães deve ganhar uma homenagem à sua altura. O Projeto de Lei 16/2023, apresentado pelo parlamentar, cria a “Semana Ulysses Guimarães”, a ser comemorado de 5 a 12 de outubro, no Distrito de Itaqueri da Serra, onde o político nasceu.

Entre outras coisas, a Semana deverá valorizar a democracia, a educação e as leis, já que Ulysses foi quem promulgou a Constituição Cidadã em outubro de 1988.

O advogado Ulysses Silveira Guimarães, carinhosamente conhecido por Dr. Ulysses nasceu em Itaqueri da Serra, na época distrito de Rio Claro e hoje distrito de Itirapina, no interior de São Paulo, no dia 06 de Outubro de 1916. Filho de Ataliba Silveira Guimarães, coletor federal e da professora Amélia Correia Fontes Guimarães, teve grande importância no cenário político brasileiro.

Os primeiros passos na vida pública foram dados no Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde exerceu  a vice-presidência da União Nacional de Estudantes (UNE). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais e foi professor de várias universidades.

No Congresso, a carreira de Ulysses Guimaraes teve início em 1947 ao se tornar deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), em São Paulo. A partir deste momento foi eleito deputado federal pelo mesmo estado e por onze mandatos consecutivos, de 1951 a 1995.

Assumiu o Ministério da Indústria e Comércio, no gabinete Tancredo Neves, durante a curta experiência parlamentarista brasileira (1961-1962). Apoiou o movimento militar de 1964 que depôs o presidente João Goulart, mas logo depois mudou de posição. Em 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do qual seria vice-presidente e onde depois viria a se tornar presidente.

.Teve uma ampla participação durante as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive na luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. Em 1979 com o fim do bipartidarismo o MDB converteu-se no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) do qual se tornou presidente nacional.

Ao lado de Tancredo Neves, Orestes Quércia e Franco Montoro liderou novas campanhas pela redemocratização, principalmente a conhecida “Diretas Já” em 1984.

Foi presidente da Câmara dos Deputados durante 1956/57, 1985/86 e 1987/88. De 1987 a 1988 presidiu ainda a Assembleia Nacional Constituinte. A nova Constituição, na qual Ulysses teve um papel fundamental, foi promulgada no dia 5 de Outubro de 1988, tendo sido por ele chamada de Constituição Cidadã.

Como presidente da Câmara dos Deputados foi substituto de José Sarney e assumiu várias vezes a presidência; chegou a ser candidato, pelo PMDB, nas eleições de 1989 cujo vencedor foi Fernando Collor de Mello.

Ulysses Guimaraes faleceu em acidente aéreo de helicóptero, no litoral de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992. No mesmo acidente morreram sua esposa Mora Guimarães além do ex-senador Severo Gomes, a esposa  e o piloto. O corpo de Ulysses nunca foi encontrado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x