Campanha contra gripe inicia na próxima semana
No dia 5 de maio será dado início a mais uma campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado de São Paulo. Em Ibaté, só no primeiro dia da campanha, estima-se que cerca de 1.500 pessoas compareçam em um dos postos de vacinação.
A campanha visa imunizar adultos com 60 anos ou mais de idade; crianças entre 6 meses e menores de 2 anos de idade; gestantes em qualquer período da gestação; trabalhadores da saúde; população indígena; pessoas com doenças crônicas; e população prisional.
Para este ano, Ibaté espera uma participação maior da população, principalmente das gestantes que, em 2011, registraram baixa adesão. A Secretaria Estadual de Saúde destaca que a vacinação das gestantes contra a influenza é segura e indicada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em qualquer idade gestacional.
Segundo Ana Carolina Mendes Giangrossi, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, no ano passado, cerca de 6.400 pessoas foram vacinadas e nenhum caso de gripe A H1N1 foi registrado no município. “É importante se vacinar contra a gripe porque é uma doença que pode evoluir de maneira grave e até mesmo fatal, embora a maioria dos casos felizmente seja leve”, explica.
“As pessoas com maior chance estatística para a gravidade fazem parte dos grupos de risco, como idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, que podem tomar a vacina gratuitamente no sistema público, mas qualquer pessoa pode desenvolver quadros graves e complicações”, acrescenta Ana Carolina.
Estudos comprovam que os reais benefícios da vacina contra a gripe estão na capacidade de prevenir complicações respiratórias como pneumonias, reduzindo o número de hospitalizações e mortes. “Este ano a vacina garantirá proteção contra três tipos de vírus da gripe: H1N1; H3N3 e vírus B. A proteção conferida pela vacina tem duração de aproximadamente 1 ano”, explica a enfermeira.
MITO – “É importante deixarmos claro que a vacina contra a gripe não vai desencadear um quadro de gripe em quem recebê-la, pois é constituída por partes de vírus mortos, o que não é suficiente para causar uma infecção. Algumas reações esperadas, e que raramente ocorrem na população vacinada são febre, dor no local de aplicação da vacina e dores musculares com duração de 1 a 2 dias”, também explica Ana Carolina.
POSTOS – Em Ibaté, o público-alvo da campanha deve procurar qualquer uma das Unidades de Saúde da Família ou o Centro de Saúde, que estarão abertos das 8 às 17 horas. Para as pessoas que moram na Zona Rural do município e que não puderem se deslocar até a Unidade de Saúde, serão realizadas posteriormente ao primeiro dia da campanha, até o dia 25 de maio, visitas para a vacinação da gripe e atualização da carteirinha de vacinação.
A vacinação é gratuita e a pessoa deve comparecer com documento de identidade e carteira de vacinação.