Campanha contra gripe se estende até 25 de maio
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe iniciou no dia 5 de maio em todo o estado de São Paulo e acontece até 25 de maio. Em Ibaté, esperava-se que cerca de 1.500 pessoas comparecessem em um dos postos de vacinação no primeiro dia. Porém, segundo Ana Carolina Mendes Giangrossi, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, o primeiro dia de campanha foi fraco.
“Esperávamos um movimento maior para o primeiro dia, mas durante a semana já foi bem melhor, porém, ainda abaixo do que esperamos. Cerca de 1.200 pessoas foram vacinadas e o número de gestantes ainda está fraco também”, explica a enfermeira.
A campanha visa imunizar adultos com 60 anos ou mais de idade; crianças entre 6 meses e menores de 2 anos de idade; gestantes em qualquer período da gestação; trabalhadores da saúde; população indígena; pessoas com doenças crônicas; e população prisional.
Ana Carolina explica que muita gente não comparece para se vacinar por medo de ficar gripada, puro mito. “As crianças compareceram para a vacinação de rotina e já aproveitamos a ocasião. Já as gestantes ficam com receio, mas a vacina não tem problema algum e todas as gestantes devem tomar, independente dos meses que se encontra a gestação”, explica.
GESTANTES – A Secretaria Estadual de Saúde destaca que a vacinação das gestantes contra a influenza é segura e indicada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em qualquer idade gestacional.
No ano passado, cerca de 6.400 pessoas foram vacinadas em Ibaté e nenhum caso de gripe A H1N1 foi registrado no município.
Estudos comprovam que os reais benefícios da vacina contra a gripe estão na capacidade de prevenir complicações respiratórias como pneumonias, reduzindo o número de hospitalizações e mortes. Este ano a vacina garantirá proteção contra três tipos de vírus da gripe: H1N1; H3N3 e vírus B. A proteção conferida pela vacina tem duração de aproximadamente 1 ano.
Em Ibaté, o público-alvo da campanha deve procurar qualquer uma das Unidades de Saúde da Família ou o Centro de Saúde, que estarão abertos das 8 às 17 horas. Para as pessoas que moram na Zona Rural do município e que não puderem se deslocar até a Unidade de Saúde, serão realizadas posteriormente ao primeiro dia da campanha, até o dia 25 de maio, visitas para a vacinação da gripe e atualização da carteirinha de vacinação.
A vacinação é gratuita e a pessoa deve comparecer com documento de identidade e carteira de vacinação.