Canalização do Gregório recebe aduelas de concreto
Depois dos trabalhos de escavação nas laterais e acerto do fundo do canal, a Prefeitura começou instalar na semana passada as primeiras aduelas de concreto na obra de canalização do córrego Gregório, na avenida Comendador Alfredo Maffei, trecho entre a ponte da rua Visconde de Inhaúma, nas proximidades do Sesc, e a rotatória do Cristo.
Vencedora de 4 dos 5 lotes da licitação, a Engenharia e Comércio Bandeirantes, já executou a concretagem de cerca de200 metroslineares do fundo do canal, processo que antecede a instalação das aduelas.
O investimento total das etapas desta obra é da ordem de R$ 9,1 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e II) do Governo Federal. Ainda há R$ 400 mil de emenda parlamentar do deputado federal Denavir Ribeiro (PT) no lote vencido pela M. Tabet Engenharia e Construções Ltda., e também está em execução.
A obra prevê a canalização em concreto, com8 metrosde largura por6 metrosde altura, de1.100 metroslineares do córrego Gregório, combatendo desta forma a erosão das margens. Na Rotatória do Cristo, onde o Gregório se encontra com o córrego Monjolinho, também haverá a canalização.
O projeto contempla, além da recuperação desse trecho do córrego, a construção da Ciclovia do Comércio, que integra a Rede Cicloviária de São Carlos, com a previsão de implantação de24 quilômetrosde ciclovias no município.