Católicos celebram o dia de Aparecida
Nesta sexta-feira, 12, é comemorado o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Assim a população de São Carlos pode contar com a programação especial que as igrejas estão preparando. A Catedral, a Capela Nossa Senhora da Babilônia e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida estão com horários de missas e com comemorações em homenagem a Aparecida. Além da comemoração religiosa, é um dia de muita festa para a criançada também.
Em entrevista ao jornal Primeira Página, o pároco da Catedral, José Luis Beltrame, diz sobre os eventuais horários das missas na cidade, fala sobre a comemoração do dia das crianças e convida toda a população de São Carlos para as celebrações. Na Catedral haverá uma missa às 10h30 e outra às 19h. “As duas missas são solenes e também estamos pedindo para que o povo venha conosco, pois vamos fazer homenagem a Nossa Senhora e as crianças por volta das 11h30, após a missa”.
Beltrame explica que querem encerrar a parte da manhã deste dia com a queima de fogos e a coroação de Nossa Senhora Aparecida e assim, convida os fiéis. “Se você estiver por aqui na cidade traga a sua caixa de rojão e vamos nos encontrar na frente da Catedral”. As homenagens com fogos e bênçãos serão em frente à Catedral por volta das 12h, após a missa.
Nossa Senhora Aparecida é invocada como ‘Aparecida’, pois uma imagem quebrada foi jogada em um rio e ali, foi pescada de uma forma milagrosa e daquela época para cá foram inúmeros os milagres e os acontecimentos que envolveram a história do povo e ação de Deus através da Virgem Maria, explica o padre sobre o surgimento da comemoração deste dia. “Foi na casa dos pescadores que o terço de Nossa Senhora Aparecida era rezado, assim, eles começaram a pedir favores e os milagres começaram a acontecer”, diz.
Como Nossa senhora se tornou Padroeira do País
De acordo com o historiador Ney Vilela, foi Getúlio Vargas quem oficializou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, pois era uma região boa para se formar romarias. Depois de ser encontrada em um rio na vila de pescadores de Guaratinguetá, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi gerando encantamento e ganhando popularidade entre os cidadãos.
Sobretudo foi graças à devoção do povo que Getúlio Vargas, o então presidente da época, tornou a santa como Padroeira do Brasil. “Quando Getúlio Vargas declarou que Nossa Senhora Aparecida seria, oficialmente, a Padroeira do Brasil, ele fez o que a Igreja Católica também estava interessada”, explica Vilela.
Pois, Nossa Senhora foi encontrada em uma região que se localizava entre as principais e maiores cidades desde aquela época, sendo São Paulo e Rio de Janeiro. Que para se fazer romarias seria o melhor local do Brasil. Facilitou o deslocamento das pessoas, e ainda hoje, fazendo um triangulo com a cidade mineira de Belo Horizonte.
HORÁRIOS DAS MISSAS
•Catedral: 10h30 (queima de fogos a partir das 12h) e às 19h outra missa
•Capela Nossa Senhora da Babilônia: haverá missas e comemorações no decorrer do dia, às 8h é a primeira missa, seguindo às 11h e a última às 16h
•Paróquia Nossa Senhora Aparecida: haverá missas o dia todo em comemoração a Nossa Senhora, dentre os horários 7h; 10h; 12h; 15h; e às 18h