Chuva no inverno atinge 150 milímetros em São Carlos
Com 23 milímetros (mm) de chuva desde segunda-feira, a cidade se depara com o inverno mais chuvoso dos últimos quatro anos, segundo dados da Defesa Civil municipal. Contudo, no mês de julho o volume pluviométrico ainda está dentro da média histórica do mês que é de 35 a70 mm. Até o final da tarde de ontem havia chovido em São Carlos em julho perto de 33 mm.
Mas, somando o volume de chuva de junho, a temporada que é mais para o clima seco já atingiu 150 mm de chuva. Só em junho a pluviometria registrou 117 mm, que equivalem a três vezes mais que o esperado para o mês.
Na tarde de ontem o córrego Gregório na região Leste, em direção ao Shopping Center, que está com obras de canalização, mudou o perfil de volume de água, com um registro três vezes maior que o habitual para o inverno.
De acordo com o engenheiro Jasão Alves Pereira, da construtora Bandeirantes, que toca o projeto de canalização, a proposta de entregar a obra concluída e com o prazo 40% menor já se evaporou. “Estamos agora trabalhando dentro do cronograma e torcendo para que a chuva se cesse para que não atrapalhe o cronograma de trabalho”, afirmou.
Segundo o diretor de Segurança e Defesa Civil municipal, Claudionor Alves de Souza, a estimativa do serviço meteorológico é que a massa de ar úmido que está estacionada sobre o estado de São Paulo se dissipe a partir de hoje e acabe o período chuvoso.
Contudo, o frio se mantém na região com previsão de mínimas de 6 graus no início da manhã e máximas perto dos 18 graus no meio da tarde.
Até então o dia mais frio do ano foi à última quinta-feira com 4,8 graus às 5 horas da manhã. “Essa temperatura mais fria deve durar até domingo, quando o clima começa a aquecer”, disse Souza.
Ufa!!! Por enquanto estamos livres das queimadas e poeira … que chova de vez em qdo (não em demasia claro)