Cidadania e Assistência Social promove Integração Intergeracional
Atividade contou com o apoio da Unimed São Carlos, por meio do programa Fazendo a Diferença
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou, na última semana, uma atividade intergeracional visando o acolhimento de crianças e idosos. O evento envolveu munícipes assistidos pelo Centro de Referência do Idoso e pelo Serviço de Acolhimento Institucional da Criança e do Adolescente.
A atividade contou com o apoio da Unimed São Carlos, por meio do programa Fazendo a Diferença, que é mantido pelos cooperados via adesão e que pretende promover, atender e subsidiar projetos de responsabilidade social realizados nas cidades de abrangência da empresa e que atendam aspectos culturais, de meio ambiente, educacionais e esportivos, entre outros, tendo a cidadania como base.
De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Simone Botega, a iniciativa cumpriu o propósito estabelecido. “As crianças que hoje estão em acolhimento institucional perdem o contato temporário com seus familiares e essas ações de interação melhoram as habilidades de comunicação e autoestima, geram afeto e resgatam o convívio com outras pessoas fora do serviço institucional. Para os idosos, a interação com as crianças aumenta a socialização e o apoio emocional, proporcionando às duas gerações muitos sorrisos e trocas de experiências”, ressalta Simone.
Para o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane, eventos como este são importantes para ambos os públicos. “As parcerias com a sociedade civil são fundamentais para a realização do papel de proteção e fortalecimento de vínculos”, conclui o secretário.