Cidade recebe 24 respiradores para enfrentamento da Covid-19
Equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde após emenda parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP)
O prefeito Edinho Silva (PT) e as equipes da Secretaria de Saúde e da Fungota receberam na segunda-feira (15), no Hospital da Solidariedade, mais 24 respiradores para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Esses equipamentos estão sendo instalados nos novos leitos de UTI que estão sendo abertos no município.
Os respiradores foram enviados pelo Ministério da Saúde após emenda parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), que esteve representado na entrega pelo seu assessor parlamentar Alexandre Serafim.
Dos 24 respiradores, nove deles são para instalação em leitos de UTI no hospital de campanha e 15 são de transporte de pacientes (para utilização em ambulâncias ou nas UPAs, no pronto-atendimento).
“Agradeço muito ao Alexandre e ao deputado Motta por terem nos socorrido. É momento de unirmos forças. Não interessa cor partidária, sigla, bandeira política. O que interessa é estarmos todos juntos lutando por Araraquara e região. Esses respiradores vão se tornar leitos de UTI. Se continuarmos firmes no isolamento social e Araraquara tiver folga de leitos, a região também vai utilizar”, disse Edinho.
“Foi um compromisso que o deputado assumiu com o Edinho ainda em fevereiro. O deputado falou com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ontem o ministério nos ligou pela manhã para avisar que os respiradores chegariam. Agora é uma realidade”, afirmou Alexandre Serafim, assessor de Motta.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, a diretora técnica da Fungota, Emanuelle Laurenti, e a equipe do Hospital da Solidariedade acompanharam a chegada dos respiradores.
Município totaliza 294 mortes
Araraquara registrou nesta terça-feira, dia 16 de março, mais 62 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 27% de 233 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 12 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 74 novos casos. Portanto, agora são 16.265 casos em Araraquara. Foram notificados, até o momento, 294 óbitos decorrentes de coronavírus.
Do total de confirmados, 512 permanecem em quarentena e 15.459 já saíram. Aguardam resultado de exames 330 amostras.
No momento, 195 pacientes estão internados. Destes, 124 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 120 confirmados. E 71 casos positivos estão na UTI. Do total de 195 internados, 138 são moradores de Araraquara e 57 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 86% de leitos de enfermaria e 96% de UTI.
A Santa Casa de Araraquara tem 18 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 28 pacientes e o Hospital de Campanha tem 44 pacientes.