Cidades enfrentam racionamento de água
Crise hídrica afeta abastecimento; São Carlos tem falta d’água em alguns bairros
A cidade de Araraquara, vizinha de São Carlos, vive um racionamento de água, com a Operação Estiagem, promovida pelo DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos). Na segunda-feira (16), uma nova interrupção no fornecimento de água foi realizada na cidade, afetando imóveis sem caixa d’água em pelo menos 33 bairros.
Outras cidades da região também enfrentam o mesmo problema, como é o caso de Bauru e São José do Rio Preto. A cidade de Vinhedo está em sistema de rodízio desde maio. A situação atual é crítica. Em São Carlos, alguns bairros já enfrentam a falta d’água e, caso não chova nos próximos dias, o racionamento pode ser adotado como nos outros municípios.
Além da falta de chuvas, a ausência de planos e investimentos do setor público não prepararam os municípios para o atual cenário. Os governos tiveram tempo para melhorar a eficiência dos sistemas de tratamento e distribuição de água para reduzir perdas e desperdícios, porém não priorizaram essas ações.
Devido à legislação eleitoral, as Prefeituras não podem promover campanhas para falar da gravidade do problema e conscientizar a população a respeito da importância da economia de água. Porém, é importante que a população faça um uso consciente da água e evite os desperdícios.