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Co-work e crowdfunding surgem pra consolidar o trabalho colaborativo

30/09/2014 00h13 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Co-work e crowdfunding surgem pra consolidar o trabalho colaborativo

Nos dias de hoje, as pessoas buscam soluções para se firmarem no mercado, assim surge uma nova modalidade de trabalho que leva em conta o compartilhamento de estrutura física, de conhecimento, o co-work. Essas práticas são muito utilizadas entre os profissionais de tecnologia de informação e comunicação. 

A definição mais simples para os espaços de co-work é a ideia do escritório compartilhado entre duas ou mais empresas ou profissionais autônomos de diferentes setores.  Um escritório coletivo não significa um espaço dividido em “cubículos”, um espaço com pessoas trabalhando simultaneamente de maneira isolada. Pelo contrário, a proposta é promover a interação entre diferentes empresas gerando novas relações de trabalho, seja como parceiro, cliente ou fornecedor.

Um escritório colaborativo proporciona espaços comuns como a copa, uma sala de jogos, isso vai depender da proposta do “proprietário” da casa. Neste modelo de negócio, o foco deixou de ser a divisão de custo para viabilizar uma empresa anunciante, mas sim as oportunidades de trocar ideias com pessoas diferentes.

Há dois meses surgiu o espaço coletivo Trampos S/A com essas premissas. Fabio Kontopp, um dos sócios da empresa, nos recebeu e apresentou as propostas do escritório de co-work Trampo S/A. Como co-work, pretende promover interação entres os mais diversos tipos de associados. Além do espaço, desenvolveu também uma ferramenta de auxílio para realização de cursos, é a plataforma Ciclone. Nela podem ser encontradas opções que poderão acontecer, ou não, através crowdfunding, ou melhor, financiamento colaborativo (confira o box para entender melhor o que é crowdfunding). Essa é uma iniciativa pioneira na cidade e alia o co-work ao crowdfunding.

Segundo Kontopp, São Carlos é uma cidade estratégica para trazer esta novidade, devido ao grande incentivo que existe para trazer novas empresas, e a mão de obra qualificada. Nesse caso, o fato de ter duas grandes universidades, muitos estudantes que estão no final da graduação, revelam o interesse por abrir seu próprio negócio. Fabio ainda afirma “que há muito interesse em fazer parcerias com as empresas júnior, tanto da USP quanto da UFSCar”.

Questionado sobre a diferença entre uma incubadora e um escritório de co-work, ele diz que na incubadora existe um objetivo claro: acelerar o potencial de negócios para jovens empreendedores e buscar investidores para tais empreendimentos. Já no co-work, não existe essa relação de impulsionar um ou outro negócio, pelo contrário, é através do contato entre essas diferentes empresas que se estabelecem relações profissionais baseadas nos princípios do compartilhamento de conhecimento e cooperação mútua.

 

O QUE É CROWDFUNDING?

O financiamento coletivo, conhecido como crowdfunding, nada mais é que o antigo mecenato, porém com uma diferença: hoje acontece através de plataformas online. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalistas, pequenos negócios, start-ups e filantropia.

A contrapartida aos investidores vem em forma de brindes, geralmente. Também é comum que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores. No Brasil, o site mapadocrowdfunding.tumblr.com é um mapeamento colaborativo das plataformas de crowdfunding existentes no país.

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