Colégio Adventista de São Carlos anuncia novo prédio para atender demanda crescente
Na tarde desta quinta-feira (27), foi lançada pedra fundamental do novo prédio, marcando início de novo capítulo na história do colégio

Após 68 anos de tradição no município, o Colégio Adventista de São Carlos deu um passo significativo para o futuro da educação na cidade. Na tarde desta quinta-feira (27), foi lançada a pedra fundamental do novo prédio da instituição, marcando o início de um novo capítulo na história do colégio.
A cidade de São Carlos, reconhecida como a “Capital da Tecnologia”, tem um forte compromisso com a educação. A construção do novo prédio reforça essa vocação e representa um avanço para a rede educacional do município.
O diretor da Rede Educacional Adventista na região Oeste de São Paulo, professor Alexandre Andrade, destacou a importância da iniciativa. “A proposta pedagógica da Rede Educacional Adventista visa atender às necessidades gerais de aprendizagem, formando alunos pensantes e criativos, além de apoiar projetos educacionais voltados ao auxílio da sociedade”, afirmou.
Entre os presentes no evento estava o prefeito de São Carlos, Netto Donato, ex-aluno da instituição. Ele relembrou com entusiasmo a influência do colégio em sua trajetória. “Além do colégio ter nos trazido o ensino que precisamos para continuar academicamente nossa vida, essa educação foi além, pois contribuiu fortemente para a formação de quem eu sou hoje”, declarou.
O atual diretor atual do Colégio Adventista de São Carlos, Rérison Vasques, o 13º a ocupar o cargo, destaca que o novo prédio reforça o compromisso com a educação em São Carlos, conhecida como a “Capital do Conhecimento”, e representa um avanço que vai além do ensino tradicional.
Novo prédio e ampliação da capacidade
As obras da nova unidade terão início imediato, e a previsão é de que o espaço esteja em funcionamento a partir de janeiro de 2027. Com uma área de 5 mil metros quadrados, o novo prédio contará com infraestrutura moderna e tecnologia avançada para aprimorar o ensino. A capacidade da instituição será ampliada para atender até 1.800 alunos, consolidando-se como um dos maiores colégios da rede na região. A pedra fundamenta foi colocada hoje, e nela foi colocado o Jornal Primeira Página desta quinta, simbolizando a importância deste meio de comunicação e claro a data história de hoje.
Uma história de crescimento
O Colégio Adventista de São Carlos começou suas atividades em 1957 como a “Escola Primária D. Pedro II”, funcionando nos fundos da Igreja Adventista localizada na Rua São Paulo, no centro da cidade. Na época, atendia apenas 19 alunos no curso primário.
Com o passar dos anos, a demanda cresceu, e em 1978, a escola realizou sua primeira formatura com sete alunos da 8ª série (atual Ensino Fundamental). Para acompanhar esse crescimento, uma nova estrutura foi construída no Jardim Macarenco.
Em 1993, com a ampliação para o Ensino Médio, a instituição passou a se chamar “Colégio Adventista de São Carlos”, consolidando-se como referência em educação na cidade. Atualmente, a escola conta com 1.042 alunos, 43 professores, 36 colaboradores, além de equipe pedagógica e administrativa.
Com a nova sede, o colégio reafirma seu compromisso com a excelência educacional e o desenvolvimento de novas gerações, mantendo os princípios que guiaram sua trajetória até aqui.