Com colapso na Saúde, São Carlos precisa de restrições mais severas urgentemente
Número de mortes pela Covid-19 pode ultrapassar a marca de 100 pessoas nesta sexta-feira (19)
A cidade de São Carlos vive o pior momento da pandemia de Covid-19. Em menos de três meses do ano de 2021, a pandemia já vitimou 96 são-carlenses, mais do que o total do ano de 2020. É possível que ainda hoje o número de mortos no atual ano ultrapasse 100. Na última semana, a cidade teve dois dias com a quantidade de casos superando as 300 confirmações diárias. A ocupação de leitos de UTI para tratamento da doença já está em 100%. Ou seja, não há outro caminho que não seja a adoção de restrições mais severas de circulação, conforme recomendam os especialistas em Epidemiologia.
Já em fevereiro, quando a situação começou a piorar gravemente, o epidemiologista e professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto defendia a adoção do lockdown, medida bastante restritiva, para conter a disseminação do vírus. “É muito temerário que São Carlos não faça lockdown agora e não só, mas também qualifique a Vigilância Epidemiológica e crie condições e garantias de isolamento e testagem em massa da população. Se não fizer isso a cidade tem grandes probabilidades de entrar numa situação muito preocupante”, ele previu em entrevista ao Portal Cidade On.
O exemplo bem-sucedido da adoção de lockdown está na cidade vizinha, Araraquara. A média móvel dos casos, que era de 189,57 em 21 de fevereiro, início do lockdown, caiu na segunda-feira, 15 de março, para 87,71, uma redução de 53%. Já o número de internações caiu 18% no mesmo período e a quantidade de pessoas em isolamento com a doença caiu 65%.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também recomendou a adoção de lockdown como forma de supressão e contenção da transmissão da Covid-19 e afirmou que a situação do Brasil é “extremamente crítica” em relação ao atual cenário da pandemia do novo coronavírus, o que faz com que o país enfrente o “maior colapso sanitário e hospitalar da história”.
Atualmente, São Carlos contabiliza 12.468 casos positivos para COVID-19 (131 resultados positivos foram divulgados ontem), com 171 óbitos confirmados. Estão internadas neste momento 109 pessoas, sendo 41 adultos na enfermaria (39 positivos e 2 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 61 pessoas (61 positivos). Neste momento 6 crianças estão internadas na enfermaria, 2 com suspeita da doença e 4 com resultado negativo. Uma criança está internada na UTI/SUS com resultado negativo para COVID-19. 17 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 8 em UTI/SUS e 5 em UTI de hospital particular. 2 estão internados em enfermaria do SUS e 2 em enfermaria de hospital particular.
A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 100% (40 adultos estão internados). Na enfermaria/SUS estão internadas 25 pessoas. Na rede particular 22 pessoas estão internadas na enfermaria e 21 na UTI. Neste momento 16 pessoas estão sendo atendidas em leitos de estabilização: 2 na UPA do Aracy, 5 na do Santa Felícia, 7 na Vila Prado e 2 no Centro de Triagem.