15 de Fevereiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Comissão é formada para estruturar mundial de balonismo

Comissão é formada para estruturar mundial de balonismo

11/04/2012 08h51 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Comissão é formada para estruturar mundial de balonismo

A comissão que vai organizar o 21° campeonato mundial de balonismo que será realizado em São Carlos em julho de 2014 foi formalmente criada ontem pelo prefeito Oswaldo Barba (PT) com sete componentes sendo quatro da prefeitura e três divididos entre a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) e a Comissão de Aerodesporto Brasileiro (CAB).

No mínimo, 103 balonistas virão a São Carlos para participar do torneio mundial. O número deve chegar perto dos 150, contando com os esportistas que estão na categoria fiseta que não competem, mas participam do evento como forma de aperfeiçoar a técnica.

Antes do Pré-Mundial, em junho desse ano, a CBB deve promover um torneio que reunirá aproximadamente 23 competidores. “Vamos discutir se São Carlos receberá o Campeonato Brasileiro ou a Copa Brasil de Balonismo”, afirma o presidente da CBB.

Para 2013, a cidade recebe o pré-mundial com aproximadamente 40 balonistas que funcionará como um test drive para verificar a estrutura da cidade para receber o campeonato mundial no ano seguinte conforme afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Edson Romagnoli.

O mundial que será realizado pela primeira vez na América do Sul deve trazer para a cidade pelo menos 135 equipes de aproximadamente seis pessoas de várias partes do planeta e estatisticamente, segundo dados da CBB, cada turista deve deixar na cidade em hospedagem, alimentação e turismo perto de US$ 500,00. Do número de equipes programadas para o mundial 25 são brasileiras.

Na avaliação do presidente da Comissão de Aerodesporto Brasileiro, Leonel Brites, a injeção econômica na cidade não pode ser medida apenas pelos dólares deixados por turistas, mas também deve ser levado em consideração o nome da cidade que acabará ganhando a mídia mundial com o evento. “Temos de contar também todo o aparato da mídia que acompanha um evento como esse”, afirmou.

“Os competidores são formadores de opinião. Se a cidade e a região fizerem um bom acolhimento, o turismo terá um ganho substancial”, completa Brites.

DISPUTA – A decisão sobre a realização do Campeonato Mundial de Balonismo no Brasil aconteceu em março deste ano, em Birstonas, Lituânia, que era a concorrente de São Carlos na disputa do torneio. Será a primeira vez que a competição acontece na América do Sul. Em 2012, os Estados Unidos serão a sede.

Durante um ano, 50 delegados de mais de 40 países analisaram as cidades que pleiteavam a competição. São Carlos e o Brasil conseguiram votos dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Rússia, Colômbia, Holanda, Portugal, México, Argentina e Chile, entre outros países. No total foram 22 votos para São Carlos e 15 para Birstonas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x