12 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > CONFIRA FOTOS – Veja como ficou a cidade de São Carlos depois da forte chuva e grande destruição

CONFIRA FOTOS – Veja como ficou a cidade de São Carlos depois da forte chuva e grande destruição

Além da área central, diversos pontos do município foram bastante afetados e requer atenção especial

29/12/2022 16h52 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
CONFIRA FOTOS – Veja como ficou a cidade de São Carlos depois da forte chuva e grande destruição Fotos: Jean Guilherme / Jornal Primeira Página

A data de 28 de dezembro de 2022 também ficará marcada na memória são-carlense, depois da forte chuva que atingiu a cidade e além de causar grande destruição, deixou um tremendo prejuízo e também tirou a vida de uma mulher arrastada pela enxurrada.

Nesta quinta-feira (29), a reportagem do Jornal Primeira Página percorreu diversas áreas da cidade e registrou o cenário de guerra que ficou o município.

De acordo com um balanço do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), os dados apontam que São Carlos (SP) registrou o maior volume de chuvas de todo o Brasil, nesta última quarta-feira (28). No período entre às 5 horas de 28 de dezembro até às 5 horas de 29 de dezembro, choveu 227 milímetros em toda a cidade, Araraquara (SP) ficou em segundo com um apontamento de 195 milímetros, Rondonópolis (MT) em terceiro com 160 milímetros, Analândia (SP) vem na sequência com 151 milímetros, Ipeúna (SP) teve registro de 113 milímetros, Monte Mor (SP) 103 milímetros e Rio Claro (SP) teve 96 milímetros.

Uma equipe da Defesa Civil do estadual, chefiada pelo coordenador regional, Amarildo Calegari, esteve em São Carlos na tarde desta quinta-feira (29). O trabalho foi verificar as áreas atingidas pelos temporais de quarta-feira (28). “A Casa Militar do Governo do Estado determinou imediatamente a inspeção para avaliar situação, semana que vem teremos ainda uma visita técnica, com engenheiros, para identificar demandas e ver qual encaminhamento será dado pela Defesa Civil estadual”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil estadual.

A equipe foi recebida por um grupo formado por determinação do prefeito Airton Garcia, para identificar prioridades e atuar da maneira mais rápida e eficaz para retomar a normalidade. O secretário de Planejamento, Netto Donato, o vice-prefeito, Edson Ferraz; os secretários de Obras, João Muller e de Serviços Públicos, Mariel Olmo; o diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero; o chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Paulo Belonci e os assessores especiais do prefeito, Rafinha Almeida e Rodolfo Hernane, acompanharam a vistoria.

“São Carlos tem uma Defesa Civil muito atuante, mas com tanto volume de água, em tão pouco tempo, cidade nenhuma consegue realmente dar a resposta necessária”, afirmou Amarildo Calegari. Foram 241 milímetros de chuva em menos de 24 horas, mais que a média de todo o mês de dezembro nos últimos 17 anos. O CEMADEN, Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais informou que São Carlos foi a cidade em que mais choveu em todo o país na quarta-feira.

Para o secretário de Planejamento, Netto Donato, a presença da Defesa Civil estadual reforça o compromisso do Governo do estado em auxiliar na recuperação da cidade. “Vamos agilizar o trabalho, providenciar o que for necessário para que esta ajuda chegue no menor prazo possível”, afirmou. Já o vice-prefeito, Edson Ferraz, destacou a soma de esforços de todos os setores da Prefeitura. “Somente com um trabalho integrado, em cooperação, poderemos retomar a normalidade e continuar os projetos que minimizam e previnem as enchentes”, disse Ferraz.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x