Consumo de água aumenta 5% em relação a 2011
De acordo com o Serviço de Água e Esgoto, Saae, o consumo de água potável aumentou cerca de 10 a 15% em relação aos períodos normais do ano. Com o calor atípico dos meses de janeiro, fevereiro e março, o consumo na cidade em relação ao ano passado está 5% maior. É relevante ressaltar que a população de São Carlos também aumentou neste período.
Os vendedores de galões de água também confirmam esse aumento no consumo. “Galões de 20 litros, e as águas descartáveis de 500 ml são campeãs nas vendas. No calor sempre aumenta as vendas se comparado ao tempo frio. Que cai pelo menos a metade”, explica Elizabeth Calabrez Fonseca, proprietária da Água & Sabor distribuidora de água mineral. Ela fala que vende muito para as escolas. E a preferência é pela água de 500 ml, pois os alunos compram nas cantinas.
“No verão o que mais sai são os galões de 20 litros. Porém, as pessoas aderiram aos filtros. Em termos de custo, compensa. Porém, em benefício não. O que pode levar a uma queda relacionada com a água mineral”, afirma Francisco Lopes, proprietário da água expresso.
Outra opção de consumo saudável da água potável são os poços artesianos que têm na cidade. O mais conhecido é o Poço da Cica, ou, Antonio Fischer dos Santos, na rua Dom Pedro II no Centro. “Aqui é muito movimentado o dia todo. A água é de muito boa qualidade e recomendada pelos médicos. Pois, é muito bem tratada”, diz Pedro Donizeti Finato, vigia do poço artesiano.
Ele ressalta que pessoas vêm das cidades da região para pegar água e elogiam a qualidade. E o mais importante para o bolso da população, a água é gratuita. “Sempre pego água aqui e toda a minha família também tem esse costume”, fala André Aparecido Morato Lopes.
Já a senhora Aparecida Moda Camiloti, trabalha na região central e estava pegando água. “Eu trabalho por aqui, então todo dia venho pegar água para minha patroa. Acostumamos com a água daqui, usamos para beber e cozinhar”.