29 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Coronavírus – Casos de contágio aumentam 133% na cidade em 4 meses

Coronavírus – Casos de contágio aumentam 133% na cidade em 4 meses

Amanhã completa-se um ano do registro do primeiro caso de Covid-19 em São Carlos

17/03/2021 05h46 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Coronavírus – Casos de contágio aumentam 133% na cidade em 4 meses Foto: Divulgação

O número de pessoas contaminadas pelo coronavírus em São Carlos (SP) mais que dobrou nos últimos quatro meses. Em 15 de dezembro eram 5.088 e em 15 de março o número de infectados chegou a 11.853. Proporcionalmente houve um crescimento de 132,96%.

Nos últimos 15 dias o número de novos casos diários registrados pela Vigilância Epidemiológica está com média acima de 100.

Nesta quinta-feira, 18, completa-se um ano do primeiro caso identificado com Covid-19 na cidade. Tratava-se um homem de 35 anos que foi atendido pela rede particular de saúde e sem registro de viagem recente para fora do país.

De lá pra cá, a contaminação pelo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19, cresceu de forma desmedida. Grosso modo, é como se mais de 32 pessoas fossem contaminadas por dia neste período de 12 meses.

O maior volume de contágio ocorreu nos últimos quatro meses. Em 15 dezembro de 2020 foram confirmadas 86 infecções no dia. Em 15 de março o número de pessoas com a Covid-19 foi de 191.

Reunindo os números do último final de semana foram registrados pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos 331 novos casos de infecção. Nos últimos 15 dias houve um crescimento de 14,28% no número de contágios em São Carlos.

MORTES – O número de óbitos cresceu na mesma proporção e já está 147,77 % maior em 15 de dezembro, quando foram registradas 67 mortes durante a pandemia.  Até o momento já chegamos a 166. Nos últimos 15 dias houve um crescimento de 20,29% no número de mortes na cidade.

RESTRIÇÕES – São Carlos está na fase vermelha estipulada pelo Estado de São Paulo desde 8 de fevereiro e com intensificação das restrições de convívio social mais acentuadas desde segunda-feira, 15. Nesta data, por exemplo, foi decretado o toque de recolher a partir das 20 horas e segue até às 5 horas da madrugada. Mercados, hipermercados, atacadista, varejistas, padarias, mercearias e congêneres, lojas de conveniência, têm a recomendação de funcionamento somente até às 20h.

Ao comércio e restaurantes continua sendo permitido a entrega em domicílio (delivery) e retirada de automóvel pelo sistema drive-thru até às 20 horas. Após este horário poderá manter o sistema delivery.

Região

Ribeirão e Rio Preto decretam lockdown a partir de hoje

Em Araraquara desde segunda-feira, 15, registrou mais dez mortes pela Covid-19, totalizando desde o início da pandemia 294 óbitos. A cidade contabiliza 16.191 casos de infecção em decorrência do coronavírus.

A cidade passou por um lockdown de 10 dias entre 21 de fevereiro e 2 de março. Segundo a secretária de Saúde do município, Eliana Mori Honain, a cidade registrou queda de 50% na transmissão do vírus, de 43% na média móvel diária de casos e de 28% na quantidade de internações. “Apesar disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid continuou alta, na casa de 94%, porque os pacientes, infectados com a variante de Manaus, estão ficando mais tempo internados”.

RIBEIRÃO – A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, nesta terça-feira, 16, o lockdown em todo o município a partir desta quarta-feira, 17. A medida foi divulgada durante transmissão ao vivo nas redes sociais pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e estará vigente até o domingo, 21.

Segundo o secretário de Governo, será permitido apenas o funcionamento dos serviços emergenciais. Portanto, poderão funcionar hospitais, serviços de saúde, farmácias e postos de combustíveis. Já os serviços de alimentação como supermercados, padarias e varejões não poderão funcionar presencialmente, apenas por delivery.

COLAPSO – Segundo a Prefeitura, dos dez hospitais que atendem pacientes graves do novo coronavírus, seis estão com 100% de ocupação nesta terça-feira, 16. Além disso, o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, destacou o aumento no número de óbitos na cidade.

As mortes registradas em 15 dias de março – 82 – já representam mais da metade das de fevereiro – 139 e o número máximo de pacientes internados, de 243, é 26,5% maior do que em relação ao ano passado, com 192.

RIO PRETO – A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) detalhou nesta terça-feira (16) as restrições que serão adotadas durante o ‘lockdown’. A medida já está vigor na cidade e vale até o dia 31 de março.

Segundo a prefeitura, o ‘lockdown’ foi dividido em duas fases. Com duração de 17 a 21 de março, a primeira será extremamente restritiva. Prevendo flexibilização gradativa de alguns serviços, a segunda segue até o dia 31 de março.

São José do Rio Preto (SP) confirmou mais sete mortes e 132 casos positivos de coronavírus nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo município nesta terça-feira (16), a cidade contabiliza 51.493 pacientes que testaram positivo para a doença e 1.239 óbitos.

O número de internados pelo coronavírus é de 448 pessoas, sendo 207 em leitos de UTI e 276 em leitos de enfermaria. Dos internados, 308 tiveram a confirmação por Covid-19.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x