5 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Coronavírus infecta mais pessoas da classe produtiva de São Carlos

Coronavírus infecta mais pessoas da classe produtiva de São Carlos

Levantamento da Prefeitura aponta que pessoas entre 18 e 30 anos foram as mais atingidas pela doença nos últimos 30 dias

28/04/2021 09h04 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Coronavírus infecta mais pessoas da classe produtiva de São Carlos Foto: Tabela / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

A Prefeitura de São Carlos (SP) apresentou na última segunda-feira (27) uma análise dos números de contágio e mortes em decorrência do coronavírus entre 20 de abril de 2020 e 26 abril de 2021. O estudo indicou ainda a estatística da faixa etária que tem contraído a doença da Covid-19.

O levantamento aponta que pessoas entre 18 e 30 anos foram as mais infectadas nos últimos 30 dias. Na sequência, está a faixa etária entre 31 e 40 anos. O estudo mostra que o vírus passou a atingir uma camada mais jovem. O índice não traz a gravidade da infecção, apenas que são mais pessoas nestas faixas etárias, vítimas da Covid-19.

Para o professor especialista em epidemiologia e coordenador técnico do Comitê de Controle do Coronavírus da UFSCar, Bernardino Alves Souto, o levantamento mostra um crescimento da epidemia no primeiro trimestre deste ano que vem desde o ano anterior. Contudo, o mês de abril ainda não terminou e, portanto, está subestimado em relação aos meses anteriores.

A faixa etária mais atingida nos últimos 30 dias foi a dos adultos jovens em fase produtiva, com distribuição semelhante entre os maiores de 60 anos e os menores de 18 anos. Esta ocorrência pode estar relacionada a várias coisas: maior exposição dos adultos jovens ao vírus derivada de atividades de trabalho e sociais dessas pessoas, menor vulnerabilidade e menor exposição dos menores de 18 anos e a menor exposição e maior vacinação dos idosos.

Ele explicou que se abril continuar com esta tendência, consolidará uma estabilização da curva epidêmica, contudo com elevado nível de morbimortalidade. “Isso pode ser consequência de medidas restritivas adotadas em março e ainda indica que a epidemia não está sob controle a ponto de entrar em declínio”.

O epidemiologista afirmou que o município se encontra vulnerável à reascensão do número de novos casos e novas mortes, caso as medidas restritivas sejam flexibilizadas sem a tomada de outras ações para a contenção da epidemia, como testagem em massa, isolamento efetivo de infectados e outras.

ESTATÍSTICA – Dados da Vigilância Epidemiológica de São Carlos (SP) indicam que em 2021 já ocorreram 207 mortes em decorrência da Covid-19, até segunda-feira (26 de abril). O número representa um crescimento 280% sobre o total de mortes registradas no ano passado – que foram 74 – pela doença. Ao todo a cidade registrou nos últimos 12 meses 281 mortes pelo coronavírus.

O mesmo raciocínio se aplica ao número de contágio entre o ano passado e os primeiros meses de 2021. O crescimento de pessoas infectadas pela Covid-19 foi de 165,84% sobre o número de todos os casos de contágio de 2020. Este ano somam-se 10.396 casos na cidade, até 26 de abril.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x