Coronel Salles passa a ter monitoramento
Duas câmeras passaram a monitorar o encontro de jovens na Praça Coronel Salles, que ocorre às sextas-feiras. Uma terceira unidade vai entrar em operação nos próximos dias. O primeiro dia de operação já surtiu resultado. Um rapaz de 16 anos foi detido com porções de cocaína e maconha e encaminhado ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).
O Conselho Tutelar encaminhou aos pais quatro jovens que consumiam bebidas alcoólicas na praça. Os responsáveis pelos adolescentes receberam advertência. Além da atuação das polícias Militar e Civil, 15 guardas municipais e cinco conselheiros tutelares atuaram na segurança da região. “Atingimos o nosso objetivo de oferecer segurança ao jovem que frequenta a Praça Coronel Salles e a quem passa pela região às sextas-feiras. As operações foram discretas e não feriram o direito de ir e vir do cidadão”, resume o secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato.
Relembrando – A decisão pelo monitoramento da praça ficou decidida na reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), realizada na quarta-feira, dia 2 de maio, no Paço Municipal.
“Cumprimos as metas estabelecidas na reunião que eram o reforço do policiamento, aumento do efetivo da Guarda Municipal e atuação efetiva do Conselho Tutelar, especialmente na identificação de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas”, esclareceu o secretário de Governo, João Muller.
Antes da Praça Coronel Salles, o ponto de encontro dos jovens era a praça Cristiano Altenfelder Silva (Praça XV) e no shopping. Hoje o Poder Público oferece ao adolescente atividades culturais com a instalação de som e apresentação de DJs, realiza a distribuição de folhetos educativos sobre assuntos como drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A Guarda Municipal e as policiais Civil e Militar montaram bases de apoio na praça como forma de reprimir abusos.