7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Corpo de Bombeiros orienta sobre risco de afogamento no verão

Corpo de Bombeiros orienta sobre risco de afogamento no verão

17/01/2015 12h30 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Corpo de Bombeiros orienta sobre risco de afogamento no verão

O verão chegou com altas temperaturas, e esse clima quente faz com que diversas pessoas procurem rios, lagos e outros meios para se refrescarem. O problema é que muitos não conhecem os locais e acabam sendo surpreendidos por trechos com maior profundidade e não consegue sair da água com vida.

Foi o que aconteceu com um adolescente, que completaria 15 anos no próximo dia 31 de janeiro, que morreu afogado no último dia 12, em uma represa na região do Centro Empresarial de Alta Tecnologia (CEAT), em São Carlos. 

O jovem Antony Roberto Ferreira Ernesto nadava no local com amigos, quando acabou se afogando. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu a caminho do hospital. O garoto morava no bairro Cidade Aracy.

Na região, um homem de 38 anos também morreu afogado em um córrego no Portal Terra da Saudade em Matão, no último dia 13. Segundo informações, Luciano Bispo dos Santos pulou de um barranco de aproximadamente três metros e não retornou. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o corpo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi até o local e constatou a morte, que a princípio, seria por afogamento.  

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uns dos principais fatores que fazem com que os afogamentos ocorram, é quando uma pessoa que não sabe nadar tenta se aventurar em um rio e acaba sendo surpreendida por um trecho mais fundo, por exemplo, algo que os banhistas despreparados devem ficar atentos.

Sobre as criança, a orientação é que os responsáveis para ficar em frente a criança no trecho do rio ou lagoa em que estejam, para que caso a correnteza arraste a criança, o mesmo consiga segura-la.

O Corpo de Bombeiros orienta que em qualquer balneário ou lagoa, caso a pessoa não conheça o local e não saiba nadar, para ficar fora da água, que após as refeições, espere pelo menos três horas para entrar na água, não entre em água fria com o corpo muito quente, não tente atravessar de uma margem a outra, evite brincadeiras como simulações de afogamento ou forçar a cabeça de um amigo para dentro da água, siga as placas de orientação sobre os perigos dos balneários, verifique a profundidade, os galhos e lodo no fundo, entre outras medidas.

No caso de afogamento há um grande perigo em tentar resgatar a vítima, pois a tendência é de a pessoa afogada levar a outra para o fundo também. Devido a isso, a recomendação do Corpo de Bombeiros é que para ajudar a pessoa tem que pegar uma boia, corda ou mesmo uma garrafa plástica descartável, com tampa fechada, e jogar para a outra.

 

Dicas para prevenir acidentes em água:

– Evitar nadar sozinho; 

– Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água; 

– Não entrar na água após lanches e refeições; 

– Não se afastar da margem; 

– Não saltar de locais elevados para dentro da água; 

– Não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado; 

– Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, bóias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas, ao invés da ação corpo a corpo; 

– Não deixar crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável; 

– Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele; 

– Olhar a sinalização do local, pois a mesma indicará se ele é próprio para banho ou não; 

– Evite brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos “caldos”; 

– Evite navegar com carga em excesso; 

– Tome cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas, pois elas podem estar escorregadias, o que levaria a quedas e cortes; 

– Somente conduza embarcações se for habilitado e permaneça longe dos banhistas; 

– Instrua a criança do perigo existente ao entrar em águas mais profundas ou ficar sozinha; 

– Evite brincadeiras fingindo que está se afogando, pois além de perturbar a paz pública, havendo um afogamento verdadeiro as pessoas podem não dar importância, pensado se tratar de outra brincadeira de mau gosto; 

– Em caso de problemas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, para que o mesmo oriente e auxilie a vítima.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x