Crediacisc visita em Holambra maior cooperativa de flores do país
No Brasil, o cooperativismo reúne 23,4 milhões de pessoas e a interação entre os segmentos visa fortalecer o modelo de negócio
O Sicoob Crediacisc participou da Confraternização Cooperativista de 2024 que ocorreu em Holambra no dia 21 de novembro com o objetivo de estimular a intercooperação, interação entre segmentos cooperativistas. A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediacisc, Lídia Maria Mendes, e o secretário-executivo, Marcos Martinelli estiveram no evento organizado pela Federação Nacional da Cooperativas Habitacionais (FenacoHab).
A recepção foi feita pela Veilling Holambra, cooperativa que há 30 anos reúne produtores de flores e plantas e atende mais de 40% do mercado nacional. São 450 cooperados, cerca de 500 colaboradores e mais de 1 mil clientes no Brasil. A cooperativa nasceu por meio do compartilhamento de um trator entre as primeiras famílias produtoras de flores da cidade.
Os participantes do encontro, que reuniu cooperativas de materiais recicláveis, produtores de abelha, crédito e habitação, conheceram o funcionamento da Veilling e visitaram o Racho Raízes de propriedade de Maritha Domof Gunnerweik, cooperada da Veilling, que produz 10 mil vasos de crisântemos por semana.
“Interagir com outros segmentos do cooperativismo é fundamental para nos inspirar ainda mais”, observa Lídia Maria. Para ela, o cooperativismo organiza as atividades econômicas de maneira mais justa. “Basear nossas ações na união, na solidariedade e com mais igualdade entre os participantes é muito gratificante”, observa.
ONU – Com o mote “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A decisão entusiasmou todos os segmentos cooperativistas do Brasil. “Temos uma excelente oportunidade de ampliar o número de cooperados em todos os segmentos”, avalia Lídia.
A relevância socioeconômica do modelo de negócios cooperativista cresce a cada ano. O Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2024 da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulgado em julho deste ano aponta que o Brasil tem 23,4 milhões de cooperados, 14,5% a mais do que em 2023.
Atualmente, o país tem 4.509 cooperativas, a maior concentração está no setor Agropecuário, com 1.179 cooperativas, seguido pelo Transporte (790); Saúde (702); Crédito (700); Trabalho; Produção de Bens e Serviços (641); Infraestrutura (276); e Consumo (221). O movimento cooperativista está presente em 1.398 municípios brasileiros. A região Sudeste conta com o maior número de cooperativas (1.605), enquanto a Nordeste aparece em segundo (856) e a Sul em terceiro (825). As regiões Centro-Oeste e Norte abrigam 619 e 504 cooperativas, respetivamente.
O ramo de Crédito, que o Sicoob Crediacisc integra há 19 anos, é líder no número de cooperados, 17,9 milhões, somente no Sicoob são 8,3 milhões, e no volume de valores em ativos, R$ 809 bilhões, seguindo pelo agro com R$ 274 bilhões. Veja o Anuário completo aqui, https://www.anuario.coop.br/