Crestana discute tecnologias convergentes em Fórum Nacional
No Fórum Nacional do Agronegócio, que vai reunir os principais líderes e especialistas para discutir os novos rumos do agronegócio sustentável no Brasil, nos dias 21 e 22, em Campinas (SP), o pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, vai apresentar um panorama das tecnologias convergentes, também chamadas de tecnologias avançadas, portadoras de futuro, focando em quatro pilares de sustentação desses novos paradigmas – biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação e ciências cognitivas.
O evento deverá contar com a presença de várias autoridades, entre elas, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, que fará a abertura dos seminários; do ex-ministro da pasta Roberto Rodrigues; do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, responsável pela abertura do evento, cujo objetivo é promover a análise de questões relacionadas com o setor do agronegócio, por se tratar de tema efervescente e que envolve não só os aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais.
A palestra de Silvio Crestana, cujo tema é “Desenvolvimento Sustentável” terá como debatedores a secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), Sérgio de Marco. Para Crestana, pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), as tecnologias avançadas são aquelas que vêm da biologia avançada, dos gens, da manipulação dos átomos e moléculas pelo homem.
A tecnologia da informação, entendida por Crestana como a manipulação dos bits, presentes nos computadores, está bem consolidada na sua opinião por existir há várias décadas. Porém, o cenário indica que há fatos importantes acontecendo, como a mobilidade que permite a conectividade para a troca de informações. A tecnologia da informação ainda traz outra vertente que é a computação nas nuvens, que permite o acesso a informações em bancos de dados, organizados por empresas localizadas no espaço cibernético.
Com as mudanças que vêm ocorrendo com o desenvolvimento e emprego das novas ferramentas da tecnologia da informação, o pesquisador acredita que esteja havendo na sociedade uma inversão tecnológica, sendo as redes sociais as grandes responsáveis por este comportamento. É o conceito chamado de “Consumerization”, no inglês, uma tendência crescente nas novas tecnologias da informação, na qual a demanda surge em primeiro lugar no mercado de consumo e depois é que vai para as organizações empresariais e órgãos do governo.
“Atualmente o consumidor, o cidadão, está ditando as direções na tecnologia da informação. Não são mais as organizações privadas e nem órgãos públicos que ditam as regras. Antes, quando se falava de comunicação, as discussões começavam nessas instituições. Agora, inverteu tudo. Começa nas grandes massas e esses órgãos estão vindos a reboque do que está acontecendo na sociedade”, afirma.
A última vertente apontada pelo pesquisador dentro da tecnologia da informação é a analítica do Big Data, utilizada para indicar que ferramentas de busca são empregadas para obter informações dos bancos de dados, porque nem sempre estão em linguagem apropriada.
As ciências cognitivas serão abordadas por Crestana como o quarto pilar das tecnologias avançadas, uma vez que envolvem diversas áreas do conhecimento como educação, inteligência artificial, antropologia, filosofia, entre outras, para o desenvolvimento de tecnologias.
Fórum Nacional do Agronegócio
O encontro será realizado no hotel Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, e é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr. e pelo Lide Agronegócios, liderado por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além do pesquisador Silvio Crestana também estarão no evento o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, que fará uma apresentação especial sobre o papel do pequeno produtor no desenvolvimento do agronegócio; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, cuja palestra vai abordar os novos rumos no financiamento do agro brasileiro; o presidente da Bunge, Pedro Parente, que discutirá os gargalos logísticos do agro brasileiro.
O debate de encerramento, cujo tema será “Uma Estratégia para o Agronegócio no Brasil” contará com o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Correa Carvalho, com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Marcio de Freitas; com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, e com o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho. Roberto Rodrigues será o moderador do debate.
A Embrapa será homenageada na categoria Tecnologia, na primeira edição do Prêmio Lide de Agronegócios, no qual serão destacados os principais empresários do setor, em 22 categorias, além do prêmio especial.