Crianças participam de projeto de olho na sustentabilidade
Conceito relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, a sustentabilidade foi o tema escolhido para respaldar o projeto de produção de escrita do Programa Escola Nossa e Mais Educação, em São Carlos. Colocado em prática na região do Cidade Aracy, o projeto foi aprovado pelas crianças, que afirmam ter aprendido sobre o tema, além de consegui-lo trazer para a realidade de cada um.
A iniciativa é uma parceria das secretarias de Educação, Infância e Juventude e com o apoio de gestoras comunitárias e do SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas), da Prefeitura Municipal. As atividades estão sendo desenvolvidas no Centro da Juventude Lauriberto José Reys, no Cidade Aracy.
De acordo com o aluno da Emeb Arthur Natalino Derigge, Carlos Emanuel, de 11 anos, o tema fez com que ele aprendesse mais sobre a natureza. “Com esses encontros a gente viu que precisamos cuidar mais das plantas, da água, da natureza”, ressaltou. De todas as atividades oferecidas durante o projeto, como palestras sobre o tema com a USP Recicla, com o escritor Antonio Fais e com o pequeno escritor, José Garcia, que escreveu o livro “Na fazenda da avó de Juca”, o teatro com o grupo “Quem procura, acha”, foi o preferido.
Segundo Gabriel da Silva, de 10 anos, com a apresentação de teatro ficou mais fácil entender o que é sustentabilidade. Apesar de não gostar de escrever, Gabriel acredita que agora “vai ficar mais fácil”.
Outra atividade permitiu que os alunos pudessem andar pelo bairro, recolhendo materiais recicláveis que serão posteriormente entregues à coleta seletiva local.
Ao final do projeto, as crianças partirão para a parte prática e irão produzir suas histórias, com base no tema escolhido.
O professor, Thiago Ignácio Carneiro, coordenador do projeto, por meio da Divisão Escola Nossa, e que atua na Emeb Arthur Natalino Derigge, acredita que a iniciativa contribuiu consideravelmente para a formação dessas crianças. Segundo ele, antes as atividades eram isoladas em cada área e que o projeto é uma maneira de agrupar essas áreas, pensando em projetos atuais, de maneira construtiva.