Cruzamento sem sinalização na marginal traz risco à população
Os pedestres e motoristas que cruzam a avenida Comendador Alfredo Maffei com a rua Aquidaban precisam estar muito atentos, pois o trecho representa um risco iminente de acidentes.
Moradores e comerciantes próximos comentam os inúmeros registros de acidentes e imprudência. O morador Marcelo Alves diz que os veículos que descem a Aquidaban e cruzam a avenida Alfredo Maffei constantemente e não respeitam a sinalização de “Pare” presente no local.
Outras imprudências ocorrem também pelos veículos que trafegam no sentido shopping-Centro e fazem conversão à esquerda na rua Aquidaban, muitas vezes cortando a frente, em curto espaço, de outros veículos que vêm na contramão ou reduzindo a velocidade bruscamente.
“Tem dia que é possível flagrar várias situações de riscos e imprudência, dependendo da velocidade em que carro está, não há tempo de frear”, explica Alves.
Segundo o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialista em segurança de trânsito, Archimedes Raia, a primeira medida que poderia ser tomada no local é o reforço da sinalização de solo na rua Aquidaban, com a faixa de pedestre e “Pare”, onde já há a sinalização vertical.
“Para regulamentar a sinalização vertical já é apropriada, porém a mesma sinalização no solo reforça a atenção dos motoristas que, além do “Pare”, terão que ter atenção redobrada com os pedestres na faixa”, explica Raia.
Outro problema reparado pelo especialista foi na continuação da rua Aquidaban, no cruzamento da rua Conde do Pinhal, onde há falta de sinalização de solo, após a obra de recapeamento. No cruzamento da avenida Alfredo Maffei com a rua Treze de Maio também é necessário o reforço da sinalização.“Muitos motoristas passam sem parar, pois a faixa de pedestre na Conde ajuda a confundir de quem é a preferência”
Outra medida que contribuiria com a segurança do trânsito no local seria a retirada do estacionamento do lado direito da via no sentido Centro-shopping, que ajudaria aumento da largura da via.
O professor ressalta que todas as medidas precisariam ser tomadas e acompanhadas por um período para monitoramento dos resultados. Caso em o primeiro plano de medidas simples não resolva os problemas, outra mais complexa poderia ser adotada.
“A implantação de semáforos na avenida Alfredo Maffei com os cruzamentos das ruas Aquidaban e Treze de Maio poderia facilitar a passagem dos veículos”, comenta o professor.
Porém Raia destaca que para tal obra um estudo mais detalhado e planejado deve ser realizado por engenheiros de trânsito para comprovar a eficiência do aparelho.
ALGUEM PODERIA ME DIZER OU INFORMAR O QUE ANDA FAZENDO O SECRETÁRIO RESPONSAVEL PELO TRANSITO DE NOSSA CIDADE NESSES 100 DIAS DE GOVERNO,ACHO QUE NADA, PORQUE A COISA ESTÁ PIOR QUE ANTES, O PROBLEMA DESSA RUA ERA PARÁ TER SIDO RESOLVIDO NA PRIMEIRA SEMANA DE GOVERNO, PELO JEITO A M…CONTINUA A MESMA.