Curso de Computação da USP quer atrair alunos
Alunos que estão às portas de escolher uma profissão e qual faculdade pretendem cursar encontram na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro de Integração Emprego Escola (CIEE) de São Carlos subsídios para orientar a sua opção profissional.
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USPem São Carlos, abre suas portas para uma visita monitorada por alunos das redes pública e particular de ensino e também para todos os interessados em dia 20 de junho. O objetivo da atividade é tirar as dúvidas dos estudantes que logo estarão enfrentando o vestibular.
De acordo com a técnica de assuntos administrativos do ICMC, Maria Fernanda Marreta, além de apresentar os cursos oferecidos pelo instituto, os alunos terão um primeiro contato com os professores e ambientes da universidade. “Pretendemos também oferecer orientação sobre o mercado de trabalho para mostrar as perspectivas da profissão em um futuro próximo”, afirmou.
Já o CIEE disponibiliza aos estudantes entre outros o curso orientação e informação profissional que tem como meta sensibilizar o orientando sobre a importância de compatibilizar a escolha profissional com habilidades e competências pessoais. A ideia é desenvolver atividades de autoconhecimento, identificando as diversas influências que atuam no processo de definição da carreira profissional, como explica o site da instituição.
A consultora de recursos humanos, Sofia Esteves, trabalha com jovens em início de carreira. Sua missão é ajudá-los a identificar os melhores caminhos para ingressar no mercado de trabalho. Ela explicou que existem hoje mais de 22 mil cursos à disposição e o jovem sente dificuldade em escolher aquele com o qual se identifica de verdade. “O que acontece na prática é que esses jovens aprendem pela tentativa e erro”. O remédio, diz Sofia, é o autoconhecimento. “Tudo o que o jovem puder fazer para se conhecer melhor é válido, encurta caminhos”.
Na tentativa de encurtar esse caminho, o ICMC explica que as profissões ligadas às carreiras de Computação, Matemática e Estatística vêm sendo cada vez mais valorizadas, por conta da escassez de profissionais qualificados no Brasil para atuar tanto em empresas como em universidades e centros de pesquisa.
Especialistas preveem um “apagão” de mão-de-obra em algumas dessas áreas, caso a tendência não se reverta. Para aqueles que vão prestar vestibular e têm gosto ou vocação para essas carreiras, pode ser uma grande oportunidade. Entretanto, antes de se fazer escolhas como essas, é muito importante que se conheça bem a estrutura dos cursos e das universidades.
Para tornar o mais lúdico possível a visita dos alunos à USP, o grupo do ICMC leva a eles a exposição que mostra o futebol de robôs e o acervo do Museu de Computação, biblioteca e laboratórios, além de uma palestra sobre os cursos e bate-papo pra tirar dúvidas.