Curso termina com degustação
Após uma semana de realização do curso de processamento de suínos, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os alunos puderam degustar a produção.
O curso atendeu a cerca de 20 agricultores familiares e permitiu a eles conhecer os procedimentos necessários para a manipulação e preparo da carne suína para gerar linguiças, salames, presunto, etc.
A degustação aconteceu na sexta-feira à noite (30) para os próprios alunos. As aulas, que integraram o Programa de Capacitação a Agricultores Familiares, foram ministradas pelo instrutor do Senar, o engenheiro Edson José Leme Godoy.
Durante o curso foram produzidos condimentos obtidos por meio do processamento da carne suína. “Os alunos também receberam dicas de higiene, cortes da carne, defumação, embalagem. E puderam produzir bacon, lombo defumado, copa, paio, chouriço, salame, costelinha defumada e linguiças. São produtos que possuem mercado. Agora esses agricultores poderão acrescentar mais produtos a suas vendas, diversificando o comércio, fortalecendo a economia”, opinou a secretária de Agricultura e Abastecimento.
O curso e a degustação foram realizados na Cozinha Piloto da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Julião José dos Santos, Vila Izabel, anexo ao Pavilhão da Exposhow.