10 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Daniela Caburro participa de projeto sobre pintores em escola municipal

Daniela Caburro participa de projeto sobre pintores em escola municipal

Conduzido pela Profa. Rosely, com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, o projeto tratou de pintores

10/10/2024 11h36 - Atualizado há 15 minutos Publicado por: Redação
Daniela Caburro participa de projeto sobre pintores em escola municipal

A artista plástica Daniela Caburro participou de projeto sobre pintores brasileiros, na manhã desta quinta-feira (10), na EMEB Angelina Dagnone de Melo. Conduzido pela Profa. Rosely, com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, o projeto tratou de pintores brasileiros, inclusive a vida e obras da Daniela Caburro e outros pintores, como Cândido Portinari. O encerramento do projeto será no próximo dia 18 de outubro, com uma visita ao Museu Portinari, na cidade de Brodowski.

BIOGRAFIA-Daniela Caburro é artista plástica desde 1995, residente na cidade de São Carlos/SP onde pintou grande parte das suas obras e onde continua com seu trabalho. Por causa de suas limitações físicas, Daniela pinta com a boca, fato que acabou dando destaque a artista que já participou do Teleton, programa exibido 24 horas na televisão para arrecadar recursos para a AACD.

Daniela usa um aparelho acrílico adaptado para segurar o pincel, projetado pela dentista Dra. Fernanda G. Duvra Salomão. Antes ela pintava segurando diretamente nos dentes, o que, além de causar ferimentos no céu da boca (ela usava como apoio pera o pincel), começou a prejudicar a arcada dentária da artista. “Era terrível. Eu tinha que tomar até analgésico para passar a dor. Hoje posso desfrutar mais deste prazer que é pintar”, diz.

Daniela já pintou 290 quadros(quase todas as obras vendidas) e hoje já é convidada para realizar os trabalhos ao vivo em algumas empresas, locais públicos e instituições da cidade. “É interessante porque tem pessoas que se aproximam para ver se realmente eu pinto com a boca. Eu queria alcançar meu objetivo, que era o de pintar, e eu consegui isso dessa forma. Eu amo a pintura e procuro sempre fazer o máximo; é uma forma de realização para mim e também um jeito de retribuir às pessoas que me ajudam, que estão sempre ao meu lado”, afirma Daniela que passa 4 horas por dia pintando e que já tem a maioria dos seus trabalhos vendidos, antes de concluí-los.

A artista, através de sua amiga Elisa Ferreira de Assis E de patrocinadores conseguiu, por alguns anos, reproduzir seus trabalhos em cartões (depois que ela se integrou para a APBP, não realizou mais as reproduções individual….Agora as reproduções são feitas através da Associação).

Daniela é integrante (desde 2004) da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés , associação internacional, sede Suíça. Daniela a conheceu através de uma amiga (também integrante, artista e portadora de deficiência), Rose Mary Orth.

A associação da aos artistas integrados um apoio (bolsa de estudo) muito grande.

Um de seus trabalhos, Menina Colhendo Flores , foi reproduzido (cartões e calendários) pela APBP em seis paises (Itália, Inglaterra, USA, Brasil, França e Londres)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x