O diretor da Defesa Civil de São Carlos, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Pedro Caballero, informou que o mês de janeiro registrou um acumulado de 400 milímetros de chuva, marca considerada recorde para o período. Segundo ele, o volume foi distribuído de forma equilibrada, evitando enchentes e alagamentos na cidade.
“Praticamente durante 15 dias tivemos chuvas e 15 dias sem precipitação. O acumulado até o dia 30 foi de 400 milímetros de chuva. É um recorde, porque fazia tempo que não tínhamos um mês com esse volume e parcelado, ou seja, no máximo de 49 milímetros sem ter inundações ou alagamentos”, destacou Caballero.
O diretor da Defesa Civil também chamou atenção para as condições climáticas dos próximos dias. “No sábado e domingo, teremos calor de 31 a 32 graus e chuvas por pancadas, aquelas rápidas, convectivas, no fim da tarde, com possibilidade de raios. Já a partir da noite de segunda-feira, dia 2, para terça-feira, dia 3, deve fechar o tempo e podemos ter temporais entre terça e quarta-feira”, explicou.
Caballero reforçou ainda a necessidade de cuidados da população em áreas de risco. “Fevereiro deverá ser um mês chuvoso, assim como foi janeiro. É importante não atravessar enxurradas, esperar a chuva passar e se proteger em locais cobertos. Tivemos diversos acidentes com raios no Brasil e é fundamental ficar guarnecido embaixo de um teto”, alertou.
Ele lembrou que a Defesa Civil emite comunicados preventivos por meio do número 40199. “Ao cadastrar o CEP (código de endereçamento postal), o morador recebe alertas específicos para São Carlos ou os avisos gerais emitidos pelo Governo do Estado”, concluiu.
