Defesa Civil registra 11 ocorrências por causa da chuva
A forte chuva com rajadas de ventos que ocorreram na tarde de segunda-feira, 19, causou muitos transtornos e estragos; diversas ocorrências foram registradas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros da cidade.
A chuva que ocorreu por volta das 15h derrubou diversas árvores e motos que estavam estacionadas, houve queda de muro e destelhamento de residências, além do acúmulo de sujeiras e estragos em vias e calçadas públicas.
A Defesa Civil registrou 11 ocorrências em diversos pontos do município, com maior ocorrência em quedas de árvores, no total foram seis registros. As quedas ocorreram nas ruas Conde do Pinhal, Dona Alexandrina, Episcopal, João Marques de França, no bairro Cidade Aracy, Floriano Peixoto, no Jardim Paulista e na avenida Comendador Alfredo Maffei próximo ao Sesc.
Nestes casos o Corpo de Bombeiros também foi acionado para apoiar nos trabalhos de socorro. Duas das quedas de árvores atingiram carros que estavam estacionados, causando prejuízos materiais a seus proprietários.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Claudionor Alves de Souza, era previsto para a tarde de anteontem chuva moderada de 2mm, porém toda a equipe foi pega de surpresa com a forte pancada de chuva de apenas 15 minutos que atingiu o nível de 19mm e rajadas de ventos de aproximadamente 60 a70 km/h. Das 16h às 0h em alguns pontos da cidade a chuva continuou, registrando o volume de mais 8mm.
Segundo Souza, mesmo com a grande quantidade de água não foi detectado pontos alagamentos na cidade.
Outras ocorrências foram registradas em bairros da cidade, como queda de muro, um bueiro que teve a tampa retirada e levada pela enxurrada, dois destelhamentos em residências e formação de um buraco na avenida Trabalhador São-carlense próximo da Rodoviária.
Equipes da Defesa Civil também foram deslocadas para limpeza de vias públicas que ficaram sujas de pedras e galhos de árvores deixados pelas águas e que atrapalhavam o trânsito local.
Na avenida São Carlos, entre as ruas Conde do Pinhal e Major José Inácio, uma camada do asfalto cedeu na faixa exclusiva para ônibus, e pedaços do asfalto ficaram espalhados pela via até a esquina da rua 13 de Maio. Na manhã de ontem, 20, o trabalho de tapa-buraco resolveu o problema.
SP-310 – Também na rodovia Washington Luís (SP-310) foram registrados seis pequenos acidentes em vários trechos envolvendo batidas e deslizamentos de carros e caminhões. O caso mais grave foi com um veículo Ecosport que capotou e parou no canteiro central próximo ao trevo norte de São Carlos, deixando três mulheres levemente feridas.