Dia da Mulher: garra, determinação e alegria
Nesta quinta-feira, 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data escolhida em homenagem às operárias de uma fábrica têxtil de Nova York que foram presas à fábrica em que trabalhavam e queimadas vivas, após realizarem uma manifestação em que reivindicavam melhores condições de trabalho.
Depois disso, muita coisa mudou, a mulher passou a ter os mesmos direitos trabalhistas que os homens, ganharam o direito ao voto, a cargos políticos, entre outros. Mas muitas ainda não são reconhecidas, sofrem agressões verbais ou físicas pelo fato de ser mulher, mas alguns locais mostraram as mudanças conquistadas ao longo dos anos.
Em Itirapina, um exemplo de garra é o da agente de saúde, Maria Aparecida Resende, conhecida na cidade como “Cidinha da Dengue”, por trabalhar no combate à doença no município.
Cidinha, 48 anos, nasceu em Bauru e há 30 anos reside em Itirapina. “Adquiri aqui como minha segunda casa. Entro na casa das pessoas há 14 anos por causa do meu trabalho. Costumo dizer que já sou patrimônio histórico da cidade”, conta Cidinha.
Para Cidinha, que parece sempre alegre, ser mulher é saber deixar os problemas de lado e encarar a realidade. “No meu caso, por exemplo, no meu trabalho, quando as pessoas me recebem, preciso estar com um sorriso no rosto e estar bem. Acho que a mulher sabe fazer isso, deixar os problemas para trás e correr atrás daquilo que deseja com determinação”, comenta.
Outra mulher que deixa sua marca na cidade é Rosa Ferreira, 48 anos, a famosa “Rosa do Pão”. À frente do projeto Pães da Colônia, este ano Rosa conta que no dia da mulher tem mais motivos para comemorar. “O pão comemora três anos de trabalho. Hoje posso dizer que vamos de ventoem popa. Nafrente de um empreendimento você nunca sabe se vai ou não ter lucro, mas, como mulher, sempre soube que teria que ter força de vontade”, explica.
Rosa começou a fazer pão aos 17 anos com a mãe. “Hoje o pão virou a minha marca registrada. Nós, mulheres, precisamos ter um objetivo, batalhar, saber que vai passar nervoso, nada é fácil. Não podemos deixar ninguém colocar obstáculos nos nossos sonhos. Aqui em Itirapina temos muitas mulheres batalhadoras, o povo tem que soltar aquela mulher que existe em cada uma delas”, explica Rosa.
E DEUS CRIOU A MULHER – (José Augusto Pereira)
(Gênesis 2:23) – “E disse Deus a Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada”.
O Criador fez a mulher diferente de tudo quanto possa existir neste mundo… Ela chegou equipada com extraordinária capacidade de resistência física, de adaptação, de amar, sofrer, doar-se, gerar vidas, sorrir, chorar e impulsionar o homem para a frente!
Deus juntou a luz do dia, as carícias do vento, o fulgor da lua, o brilho das estrelas, o colorido das flores, e aos poucos, Ele foi esculpindo o interior da mulher… Amor materno tão profundo e bonito – que até hoje é concebido desde o princípio dos princípios!
O Criador foi ainda mais generoso, para formar a obra prima mais bela e amada da natureza. Ele colocou dentro do coração da mulher um interior recarregável, cheio de bondade, de amor, de carinho e de lágrimas para serem usadas como poderosas armas na superação da dor!
Deus construiu a mulher delicada, romântica e graciosa, para que a mulher continue inspirando poetas, cancioneiros, pintores, trovadores, escritores, escultores e todas as mentes apaixonadas, que tributam louvores ao seu poder de encantar o homem e a vida!
Entendo que as mais decentes, charmosas e atraentes, não são as que se exibem fantasiosamente seu corpo… O Criador deseja que as mulheres não permitam a vulgaridade dos seus dotes físicos e graciosidade, para serem tratadas como objetos de uso descartável e vulgar…
Que não sejam espancadas pelo homem, nem exploradas vergonhosamente pelos meios de comunicação. Mas que sejam um glorioso privilégio nas mãos dos homens, como inefáveis Musas inspiradoras do amor, da poesia e da construção da família!
No Dia Internacional das Mulheres e em todos os dias… Parabéns Mulher!
Tu és divina, encantadora e perfumada… Beleza da criação, que pelo Amor de Deus foi esculturada, como a mais linda flor do jardim da vida!