Disputa pela reitoria da UFSCar acontece entre 02 e 05 de setembro
Duas chapas disputam a preferência da comunidade acadêmica
A eleição para a reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acontece entre os dias 02 e 05 de setembro. Na disputa, estão duas chapas. A Chapa 1, com o nome “SER UFSCar”, é liderada pela atual reitora, Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, que busca a reeleição. A chapa 2, com o nome “Diálogo e Ação”, é liderada pelo Prof. Dr. Itamar Aparecido Lorenzon.
A votação é paritária e podem votar servidores docentes e técnico-administrativos da ativa, estudantes de graduação regularmente matriculados nos cursos presenciais e a distância e estudantes de pós-graduação matriculados como alunos regulares. A Pesquisa Eleitoral objetiva subsidiar a elaboração de listas tríplices para escolha de reitor/a e vice-reitor/a da UFSCar pelo Colégio Eleitoral, que pode ser definido como um colegiado formado por representantes da comunidade universitária.
A UFSCar foi fundada em 1968 e foi a primeira universidade pública federal do interior de São Paulo, na cidade de São Carlos. Por ter um caráter vanguardista, para a época, ficou conhecida como “A Pequena Notável”. Os primeiros estudantes, servidores e servidoras públicos chegaram em 1970, iniciando as atividades acadêmicas.
A “Pequena Notável” cresceu e expandiu suas atividades para mais três campi (todos no Estado de São Paulo), nas cidades de Araras, de Sorocaba e de Buri. O Campus Araras foi fundado em 1991. O Campus Sorocaba em 2005 e o de Lagoa do Sino, na cidade de Buri, foi incorporado à UFSCar em 2011. Atualmente, oferece 65 cursos de graduação presenciais, reconhecidos por sua excelência acadêmica e pelo seu compromisso social.