20 de Fevereiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dois alunos da Instituição Aparecido Savegnago são aprovados na USP de Ribeirão Preto

Dois alunos da Instituição Aparecido Savegnago são aprovados na USP de Ribeirão Preto

19/02/2025 14h18 - Atualizado há 1 dia Publicado por: Redação
Dois alunos da Instituição Aparecido Savegnago são aprovados na USP de Ribeirão Preto

Gabrielle Almeida de Oliveira e Fellipe Eliel Feiches vão estudar Licenciatura em Música na universidade

 

Dois jovens que estudam instrumentos musicais na Instituição Aparecido Savegnago foram aprovados no vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Eles vão cursar Licenciatura em Música no campus de Ribeirão Preto. Fellipe Eliel Feiches frequenta a IAS desde 2014 e é aluno de saxofone. Já Gabrielle Almeida de Oliveira, de 20 anos, começou seus estudos em violino na entidade em 2017.

De acordo com Gabrielle, a decisão por qual carreira seguir na vida foi pautada em fazer o que realmente ama. “Sempre tive interesses diversos – de Biologia à Arquitetura –, mas a música sempre teve um lugar especial no meu coração. No final de 2023, depois de muitas conversas com o professor Hugo Querino, com a Sara Cesca (coordenadora pedagógica e artística da IAS) e com outros professores e colegas, percebi que trabalhar com o que amo nunca seria um peso, mas sim, uma fonte de inspiração diária. Decidi, então, seguir pela Licenciatura em Música e, em 2024, comecei a me preparar com foco para o vestibular”, conta.

A aprovação na USP foi um misto de emoções para a jovem. “Senti muita alegria, alívio e gratidão. Ver todo o esforço se transformar em uma conquista tão importante me enche de motivação para seguir meus sonhos e continuar trilhando esse caminho com paixão”, resume.

Para Gabrielle, a IAS transformou sua vida de maneiras que ela nunca imaginou. “Sempre fui uma pessoa muito tímida e tinha dificuldade em me expressar. Mas o ambiente acolhedor e os professores dedicados me ajudaram a descobrir e a desenvolver um lado artístico que nem sabia que existia. Hoje, eu me sinto mais confiante e verdadeira, e sou muito grata por tudo que aprendi e vivenciei na instituição”, celebra.

Consciência cidadã
Segundo Lucas Galon, diretor artístico da IAS, além de uma preparação dos alunos para uma consciência cidadã, a entidade também tem um viés profissionalizante e prima por uma excelência no ensino, o que faz com que eles se interessem em seguir uma carreira nas áreas que são oferecidas na IAS.

“Sair daqui e seguir para a universidade é o caminho mais sólido para uma carreira artística nas áreas que a gente oferece. E, no caso da música, isso tem sido uma constante. A instituição já aprovou inúmeros alunos nas mais diversas universidades. Em especial no Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto, que é um dos melhores do Brasil, e isso muito nos orgulha”, ressalta Lucas.

Para o diretor, a entidade oferece uma educação variada, com diversas disciplinas, para o jovem ter uma formação completa de base.

“Além das aulas de instrumentos musicais, o estudante também pode frequentar as aulas de teatro, balé, artes visuais, canto coral, teoria musical, para formar uma base assim como os conservatórios ofereciam. Pouca gente sabe, mas os vestibulares na área de Música são muito difíceis. Na USP, além da Fuvest ou do Enem, ainda tem a prova específica, que envolve todos esses conhecimentos que a instituição promove para o aluno. Então, a gente não pensa especificamente na universidade, a gente pensa em uma formação para a vida”, acrescenta.

Caminho certo
Já a coordenadora pedagógica e artística Sara Cesca conta que ter mais dois alunos da IAS aprovados na USP traz um sentimento de que a entidade segue no caminho certo.

“Partilhamos da mesma vibração e alegria, pois acompanhamos cada habilidade conquistada, cada fase de seus estudos, como também o processo de tomada de decisão da carreira, que não é tarefa simples, tampouco uma decisão da noite para o dia. Caminhamos juntos, mas essa conquista, que é fruto da disciplina e dedicação deles, nos possibilita desfrutar do sentimento de ter feito um trabalho com dedicação e excelência”, comemora.

Além disso, de acordo com a coordenadora, a entrada desses jovens na universidade confirma a dedicação, a competência e a excelência do trabalho desenvolvido na instituição.

“Quando eles começam a frequentar os cursos de Artes da IAS, aos 6 ou 7 anos de idade, estão muito longe de qualquer decisão nesse sentido. Porém, como professores capacitados em promover um ensino artístico consistente em longo prazo, resultados como esses, de alunos aprovados no vestibular da USP, atestam o ensino coerente e sólido que é oferecido pela IAS”, conclui Sara.

Sobre IAS

A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) possui uma história de dedicação às crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses. O objetivo é fazer o bem para a comunidade por meio da cultura, arte, educação e cidadania.

Desde o início do projeto, mais de 3 mil alunos já passaram pela Instituição por meio dos cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, percussão, bateria, canto coral, teatro, balé, ética e cidadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é realizado por uma psicóloga.

As atividades de formação artística da IAS são financiadas por projetos aprovados no Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e no Programa de Ação Cultural – ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Conta com patrocínio das seguintes empresas: ouro – Savegnago Supermercados; prata – Caldema e Prática; bronze: Selmi, Triex, Siamar, Café Utam, Fast Gôndolas e Check-outs e Eletrofrio Refrigeração.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x