Dória anuncia lockdown em todas as cidades de São Paulo
Medida valerá entre às 23 h e 05 h com toque de recolher
O governador do Estado, João Dória, anunciou na tarde desta quarta-feira (24) que todas as cidades de São Paulo entrarão em lockdown, entre 23 horas e 5 horas, para frear o avanço da covid-19. A ideia foi defendida na terça-feira, 23, em reunião com o Centro de Contigência da Covid-19. Nesta semana, o Estado de São Paulo atingiu seu maior número de internações em UTI desde o início da pandemia. A medida vale a partir desta sexta-feira (26), com validade até o dia 14 de março.
A situação do interior é a que mais preocupa. Algumas cidades, por causa do aumento da pandemia e do colapso no sistema de saúde, decretaram lockdown para tentar reduzir a transmissão do vírus. Araraquara é um dos municípios que fecharam tudo – incluindo supermercados – para tentar conter a contaminação. Na cidade, 98% dos leitos estão ocupados.
São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, também anunciou nessa segunda-feira, 23, o toque de recolher entre 22 horas e 5 horas e adiou a volta às aulas presenciais, que seriam no dia 1º de março. O governo tem ampliado a oferta de leitos, mas a situação pode ser replicada para outras cidades. Atualmente, a taxa de ocupação geral de leitos no Estado de São Paulo está em 67,9%.