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Econoroeste apresenta projeto para construção da 3ª faixa e marginal

Concessionária fez o estudo de tráfego com um horizonte de 10 anos

05/02/2025 16h45 - Atualizado há 2 horas Publicado por: Redação
Econoroeste apresenta projeto para construção da 3ª faixa e marginal

A ECONOROESTE, concessionária que administra a Rodovia SP-310, apresentou nesta quarta-feira (5), no Paço Municipal, para os secretários de Gestão da Cidade e Infraestrutura, João Muller, de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki e de Conservação e Qualidade Urbana, Marcelo Targas e demais engenheiros da Prefeitura, o projeto para a construção de  uma faixa adicional nos dois sentidos da Rodovia Washington Luís e uma Marginal, que sairá da Avenida Getúlio Vargas seguindo até a altura do Jardim Tangará.

A proposta apresentada pelo diretor de Relações Institucionais da ECORODOVIAS Infraestrutura e Logística, Caio Cesar Vicentini Barros, contempla a construção de uma faixa adicional nos dois sentidos da Rodovia Washington Luís, no trecho que vai do Km 227, que fica próximo ao Tenda, até o Km 240, próximo ao Jardim Embaré, portanto nesse trecho que corta praticamente o município de São Carlos, a rodovia ganha uma terceira faixa nos dois sentidos, o projeto inclui ainda uma Marginal, que sai da Avenida Getúlio Vargas, também próximo ao Tenda, até a altura do Tangará, ao lado do prédio da Inove Transformadores, na Rua Teotônio Vilela, outros dispositivos, como as rotatórias,  que fazem ligação com o município, também vão receber remodelações para a melhoria e adequação do trânsito.

“Por determinação do prefeito Netto Donato, que nesta quarta-feira cumpre agenda em Brasília, recebemos os técnicos da empresa EcoNoroeste, empresa concessionária da SP-310 na área urbana de São Carlos. Eles  informaram que para a terceira faixa adicional serão construídos aproximadamente 19,8 Km, para a marginal aproximadamente 3,1 Km, 3,91 Km de ciclovias, além de 2 novas passarelas de pedestres e alargamentos e adequações de OAEs (Obras de Arte Especiais), que são estruturas de grande porte construídas para transpor obstáculos. Essa interação é importante porque  a empresa precisa de autorização para montar o canteiro de obras, precisa de jazida de solo para poder usar, de licenciamento ambiental e nós estamos auxiliando. Essas obras são históricas para a cidade de São Carlos, demanda de décadas, desde que a cidade se consolidou com empreendimentos imobiliários pós rodovia SP-310”, explicou João Muller, secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura.

A concessionária fez o estudo de tráfego com um horizonte de 10 anos, conforme o crescimento do tráfego vai acontecendo, o viário terá capacidade de absorver esse trânsito. São Carlos tem um grande problema, principalmente nos horários de pico no trecho da Washington Luís, logo na saída da Getúlio Vargas, que gera muito congestionamento, uma área onde os caminhões ficam mais lentos, ocasionando riscos de acidentes, então com a construção da terceira via, mais a marginal, que vai receber todo o trânsito urbano, a ideia é minimizar muito esse impacto.

A obra tem um custo aproximado de R$ 450 milhões e vai começar no próximo mês de março 2025, com duração de aproximadamente 2 anos, sendo finalizada, portanto, em abril de 2027.

Nesse valor já estão incluídos toda a infraestrutura, como iluminação no trecho da marginal, drenagem, sinalização, pavimento, passeio, estudos de ciclovias nas marginais, estudo da fauna, passarela, tudo contemplado sem nenhum custo ao município.

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