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Educação inicia debate para construção do currículo paulista

06/03/2018 10h42 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Educação inicia debate para construção do currículo paulista

Após o processo de ampla participação popular para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é o momento de repensar os currículos estaduais. Por isso, a Secretaria de Educação do Estado de SP, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), promove, nesta terça-feira (6), transmissão online que visa explicar a todo o quadro de magistério estadual e municipais como será o processo colaborativo para reelaboração do currículo paulista. A data foi escolhida pelo Ministério da Educação como o Dia Nacional de Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A videoconferência será exibida às 10 horas, no site da Rede do Saber (http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/ ), e contará com a presença da Secretário Estadual de Educação José Renato Nalini.

 

Durante os meses de março a novembro, os professores, gestores e técnicos vinculados às escolas públicas em todo o estado poderão participar de várias maneiras. A primeira delas é engajando sua escola a estudar o material de referência disponibilizado pelo MEC no site da BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/materiais-de-apoio/ ). A segunda é a participação dos municípios em pesquisa que objetiva levantar os currículos já utilizados e o interesse de adesão ao processo de reelaboração curricular. Os municípios que aderirem enviarão seus currículos para estudo da equipe de construção do currículo paulista.

Nas próximas etapas, serão realizados seminários em todas as regiões do estado para a criação de grupos de trabalho que aprimorarão o texto inicial do novo currículo paulista escrito com base em todos os documentos enviados e a BNCC. Também será possível fazer considerações em uma plataforma digital, desenvolvida pela MEC, em que a versão inicial estará disponibilizada para consulta.

Currículo da Rede Estadual completa 10 anos

Desde 2008, as mais de 5 mil escolas da rede estadual possuem um currículo base para os anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desse modo, a Educação forneceu uma base comum de conhecimentos e competências que permitiu que todas as unidades funcionassem, de fato, como uma rede articulada e pautada pelos mesmos objetivos.

Além do Currículo, a Educação fornece os Cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina, de acordo com a série, ano e bimestre. Neles, são apresentadas Situações de Aprendizagem para orientar o trabalho do professor no ensino dos conteúdos disciplinares específicos e a aprendizagem dos alunos.

Com o trabalho de implementação da BNCC, esse currículo será aprimorado em parceria com os municípios que desejarem participar para a construção de um currículo paulista.

 

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