Educação mantém troca de diretores em São Carlos
Em entrevista ao Primeira Página, o secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Andreucci, afirma que a mudança de 50 das 57 diretorias dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) será mantida, apesar das manifestações contrárias. Segundo ele, a mudança tem como objetivo o preparo da implementação do projeto pedagógico da secretaria: “A mudança dos diretores começou agora, pois queremos que no primeiro semestre haja a preparação dos professores para que, no segundo, coloquemos em campo o novo projeto”.
Sobre as manifestações que pais de alunos de algumas escolas promoveram contra essa alteração, ele afirma: “Cada caso foi examinado. Nós tivemos respeito pelas reivindicações feitas pelas comunidades. Nós entendemos que seja natural que mães, até certo ponto por informações equivocadas, pensem que vai haver perda. Nosso interesse é que haja ganho”.
Durante as manifestações dos pais, a reportagem ouviu vários deles questionando: “Para que mexer em time que está ganhando?”. Questionado sobre isso, o secretário respondeu: “Para um time continuar ganhando, ele precisa melhorar. O parâmetro que eles têm é o que vem sendo feito, mas nos últimos 20 anos houve muita mudança, os meios são outros e as crianças participam disso”.
Questionado se alguma mobilização contrária era esperada, ele disse: “Não, pois antes os diretores sabiam pelo Diário Oficial, então não tinha mais o que fazer. E como nós abrimos o processo e tivemos respeito, e avisamos, e explicamos os motivos, houve divulgação anterior, isso movimentou”.
LISTA TRÍPLICE – Durante a campanha, o prefeito afirmou que a escolha dos novos diretores seria feita por uma lista tríplice elaborada internamente em cada escola. Sobre a substituição dessa lista, ele afirmou que ao examinarem a situação do projeto da lista tríplice por meio de um anteprojeto (que mostrou como se processaria, em cada unidade, a indicação dos nomes que comporiam a lista), eles entenderam que haveria uma limitação de escolha: “No nosso entender, um processo mais democrático seria o que se abriria a probabilidade de chegar a ser diretor em toda rede”.
E este foi o método utilizado: interessados se inscreveram, responderam à questão como atuaria em sendo diretor de uma unidade: “Isso foi recolhido e tivemos 262 inscrições, o que superou muito o caso das listas tríplices. Foi feita uma análise da inscrição e principalmente da resposta dada pelo interessado sobre como ele dirigiria a escola”.
Lamentável! Com certeza seus netos e os do Sr. Prefeito não frequentam Cemeis. Caso contrário vocês não agiriam com tanto descaso…
Tremendo blá blá blá para justificar mais uma promessa não cumprida pelo ATUAL prefeito. Espero sinceramente que as coisa melhorem na área de educação, pois mexeu com filhos, mexeu com os pais e consequentemente este pessoal não esquecerá esta atitude nas próximas eleições, até porque a oposição está guardando esta “munição” caso as coisas no futuro não funcionem. É impressionante como a atual administração mete os pés pelas mãos em TODAS as secretarias e ações básicas do dia a dia. Espero que os ” macacos velhos” do PSDB, tipo Lobbe Neto, que está sem mandato comece a atuar, caso contrário este cargo de presidente da CEPAM será dele por muitos e muitos anos. Precisamos urgentemente no país e na cidade de políticos novos, com novas atitudes, os que estão aí ninguém aguenta mais.
Pois é então por que o prefeito manteve pessoas que até a eleição eram filiadas ao PT, e vendo que o mesmo perdeu as eleições foi la e se desfiliou…quanta mentira, quanta sujeira…olha povo tem gente la na SME que tirou a filiação do PT alguns dias depois da eleição e agora e chefe de divisão…quanta…