26 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em setembro, 70% da população estará vacinada com 2ª dose, prevê Prefeitura

Em setembro, 70% da população estará vacinada com 2ª dose, prevê Prefeitura

Adesão à campanha contra Covid-19 é preponderante para São Carlos concluir etapa; até agora, mais de 4 mil pessoas não tomaram 2ª dose

27/08/2021 06h06 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Em setembro, 70% da população estará vacinada com 2ª dose, prevê Prefeitura Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)
Reportagem: Hever Costa Lima

Na primeira semana de setembro, a Prefeitura prospecta imunizar 16 mil pessoas com a segunda dose da vacina. “Muitos que tomaram o imunizante, há três meses, da Astrazeneca e da Pfizer começarão a receber a segunda dose a partir da semana que vem” afirmou a diretora de Vigilância em Saúde de São Carlos (SP), Crislaine Mestre.

Ela estimou que até o meio de setembro pelo menos 70% da população geral estará vacinada com a segunda dose. Para atingir esse número, a Prefeitura espera a adesão ao ciclo vacinal. Até esta quinta-feira, 26, mais de 4.100 pessoas ainda não haviam procurado os postos para tomar a segunda dose. Desse grupo, 2.280 são da população geral, 935 de idosos e 638 de pessoas com comorbidades. Profissionais da Saúde, Educação, Transporte e portadores de deficiência somam 221.

“As pessoas precisam saber que só conseguem a imunização completa com 15 dias após a segunda dose. Temos estudos que apontam que as reinfecções pela Covid-19 têm ocorrido em maior proporção em quem não finalizou o ciclo vacinal”.

Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica esperava vacinar cerca de 2.500 pessoas com a segunda dose. Para isso, das 14 unidades de saúde, nove ficaram focadas na aplicação nesse público. Contudo, a campanha não atingiu o objetivo. Somente 1.800 compareceram para concluir a vacinação.

Os intervalos entre as vacinas são: 28 dias para Coronavac; AstraZeneca e Pfizer são 12 semanas.

3ª DOSE – Crislaine disse que não existe, até o momento, uma informação oficial do Ministério da Saúde com a nota técnica para iniciar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. “O que sabemos é o que a mídia divulgou. No momento, as forças da Vigilância Epidemiológica são para imunizar a população em geral com a primeira dose que já atingiu 75% da população com 193.281 pessoas vacinadas. A segunda dose já chegou para 79.508 pessoas, o que representa 31,2% da população.

A diretora reforçou que o município tem recebido regularmente os lotes de vacina como estabelecido no cronograma do governo federal. Nesse sentido, acredita que as doses de reforço para idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas que são aquelas que passaram por um transplante ou pacientes que têm HIV, por exemplo, chegarão na cidade como projetam os governos federal e estadual.

Inicialmente, a medida deve atender 900 mil pessoas no Estado, protegidas com a segunda aplicação de qualquer imunizante há pelo menos seis meses. O objetivo principal é garantir proteção adicional à população mais vulnerável a variantes mais contagiosas do coronavírus, como a Delta.

ESTADO – A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um novo alerta a 1,27 milhão de pessoas que ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose das vacinas para que concluam sua imunização.

Segundo levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), cerca de metade deste quantitativo está concentrado na Grande São Paulo, que reúne também mais de 20 milhões de habitantes do Estado.

Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.

H1N1

São Carlos já vacinou mais de 71 mil pessoas contra gripe

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VIGEP), 71.954 pessoas já receberam a imunização contra a gripe (H1N1), mas mesmo assim o município ainda possui doses da vacina.

A Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo liberou desde 12 de julho a vacinação para o público em geral a partir de 6 meses de idade.

Com a vacinação de 71.954 pessoas, São Carlos está com cobertura vacinal de 61,6%. A meta é sempre vacinar 90% dos grupos prioritários que são idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, profissionais da Saúde, Educação, Segurança e Transporte Público.

A vacinação continua sendo realizada nas unidades básicas de saúde (UBS) do Delta, Santa Paula, Vila Nery, Vila Isabel, Botafogo e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. As Unidades de Saúde da Família (USF) também estão aplicando a vacina contra a gripe, porém com agendamento para as pessoas cadastradas no programa de saúde da família.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente, respeitando o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose. (*Com assessoria de Imprensa)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x