Embrapa e Prefeitura discutem ações em saneamento básico
A Embrapa Instrumentação e a Prefeitura Municipal de São Carlos pretendem realizar ações conjuntas relacionadas ao saneamento básico rural, que incluem desde a parceria em eventos para discussão do tema e, principalmente, a utilização de tecnologias já disponíveis, de fácil manuseio e baixo custo.
Nesta quinta-feira, 7, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, esteve na Embrapa Instrumentação, acompanhado do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Clovis Isberto Biscegli e do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, André Vilar.
Tundisi se reuniu com Luiz Henrique Capparelli Mattoso, chefe geral do Centro de Pesquisa, João Naime, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Edilson Fragalle, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Wilson Tadeu Lopes da Silva, pesquisador que coordena os trabalhos em saneamento básico rural e Márcio Boralli, diretor da Aliança Orgânica (integrante de um programa de incubação de empresas coordenado pela Embrapa).
Durante o encontro ficou acertado que será realizado ainda no 1º semestre um Dia de Campo para divulgação do saneamento básico rural e instalação da Fossa Séptica Biodigestora – desenvolvida há mais de uma década pelo pesquisador já falecido Antonio Pereira de Novaes – em uma propriedade rural indicada pela Prefeitura de São Carlos, com o objetivo de divulgar essa tecnologia para os donos de chácaras e sítios de São Carlos e região.
Além disso, foram discutidas possibilidades com outras tecnologias, entre as quais, o Clorador Embrapa, o Jardim Filtrante e o Biodigestor Anaeróbio, bem como, o apoio da Secretaria para a realização de um workshop para discussão sobre saneamento básico rural e um curso para divulgação e aplicação dessas tecnologias, que a Embrapa Instrumentação deverá realizar em agosto.
Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Clovis Isberto Biscegli, o próximo passo será definir o local para instalação da Fossa Séptica Biodigestora. “Vamos definir esse local e trabalhar na divulgação do Dia de Campo para que toda população possa conhecer e participar do projeto”.
“Temos uma interação com a Embrapa há anos e a pedido do prefeito Paulo Altomani pretendemos intensificá-la. Estamos procurando uma agenda positiva conjunta para resolver uma série de problemas do município”, explicou o secretário José Galizia Tundisi.
“Para a Embrapa Instrumentação essa parceria é de fundamental importância porque nos ajudará a levar nossas tecnologias para mais usuários e temos a oportunidade de que elas se tornem política pública em São Carlos”, completou o chefe da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Mattoso.