Empresa faz testes de vazão de poço em bairro
Técnicos da empresa responsável pela perfuração realizaram descargas de água com objetivo de desenvolver e limpar poço
Na semana passada, uma empresa realizou vários testes de vazão e desenvolvimento no novo poço que foi perfurado no Bairro Nova Itirapina. O principal objetivo destes testes é o de monitorar e dimensionar a capacidade que um poço artesiano tem de produzir água durante um determinado intervalo de tempo.
Por esta razão, durante esta semana, técnicos da empresa responsável pela perfuração realizaram descargas de água com o objetivo de desenvolver e limpar o poço, bem como de verificar as reais condições de sua capacidade.
Segundo o Secretário Municipal de Saneamento Básico, o Engenheiro Edivan Ferreira Lacerda, em janeiro de 2024, será instalado o equipamento completo de bombeamento e novos testes serão feitos de acordo com as exigências técnicas do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo).
A empresa responsável pela perfuração do novo poço tranquiliza a população sobre o considerável volume de água lançado nas imediações, pois faz parte do processo técnico de desenvolvimento e dos testes de vazão previstos no projeto do poço.
O abastecimento de água é um dos pontos que mais traz preocupações em obras, já que além de ter o custo alto, é um serviço que é diretamente ligado com a saúde das pessoas, por isso, é importante manter um processo de qualidade.
POÇO SEMIARTESIANO
O SemiArtesiano é um poço tubular que possui filtro e prefiltro para reter as impurezas, chegando a uma profundidade de 20 a 50 metros.
O objetivo do poço SemiArtesiano é a captação da água de reservas profundas de melhor qualidade, possuindo bombeamento para a extração de água com a utilização de compressor de ar ou bomba submersa.
POÇO ARTESIANO
Tem como característica jorrar água espontaneamente, pois é perfurado para captação de água no subsolo. Os poços Artesianos captam água de reservas mais profundas do que o SemiArtesiano, chamadas de Aquífero, essa água vai sendo filtrada e se tornando cada vez mais limpa. Assim, a água que jorra dos poços Artesianos fica protegida de contaminação e em muitos casos não necessitando ser tratada para consumo. A sua profundidade pode chegar de 50 metros a 1.500 metros.
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
O acúmulo das águas subterrâneas pode acontecer em zonas saturadas de água e abranger grandes regiões, que são chamadas de aquíferos. No Brasil temos dois grandes aquíferos, o Guarani, que abrange partes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de outros países, e também o Alter do Chão na região Norte. São grandes reservas de água que, se conservadas, podem garantir o fornecimento de recursos hídricos indefinidamente.
Existem algumas vantagens na utilização das águas subterrâneas. Uma delas é que a qualidade da água costuma ser superior, pois, enquanto se infiltra, ela passa por sucessivos processos de filtragem e purificação, além de sofrer a ação de processos físico-químicos e biológicos que a tornam própria para consumo humano. Outras vantagens são suas reservas abundantes, a menor necessidade de transporte em alguns casos, o fato de serem relativamente protegidas de agentes poluidores, entre outras. Portanto, as águas subterrâneas são umas das mais importantes formas em que se apresentam os recursos hídricos na natureza.